Profissionais da Educação do Recife lotam evento de abertura do segundo semestre do ano letivo de 2023

imagem de Guilherme Vila Nova
Acompanhando palestras voltadas para o socioemocional, gestores, coordenadores e professores lotaram o Teatro Guararapes nesta terça-feira (25). Foto: Paulo Melo/PCR

Além de preparar o espaço físico para receber os estudantes nesse retorno para o segundo semestre do ano letivo, também é importante que se cuide dos profissionais que fazem o chão da escola. No Teatro Guararapes, dentro do Centro de Convenções de Pernambuco, professores, gestores, coordenadores e demais profissionais que formam a educação recifense foram recebidos, nesta terça-feira (25), com um momento de acolhimento e duas palestras com temas extremamente atuais e relevantes, dando o pontapé inicial para a continuidade do ano letivo.

Após as boas-vindas do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, e da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, o psicólogo especializado em desenvolvimento humano, Rossandro Klinjey, iniciou sua fala sobre “Aprendizagens socioemocionais e a cultura do cuidado na escola”. Em seguida, foi a vez do psicanalista pernambucano, Bruno Severo, apresentar a palestra “Aprender felicidade na escola: Construindo relações de afeto” para os presentes.

“Estou adorando ver que a Prefeitura do Recife tem focado nesse tema do cuidado socioemocional. Nesse período pós pandêmico isso é essencial. É muito importante termos um momento como esse, em que reunimos toda a rede para falar sobre o nosso emocional, sobre como as pessoas têm se sentido dentro das escolas e da importância em tornar o ambiente escolar um local de alegria e felicidade. Achei a proposta maravilhosa e fiquei muito feliz em estar presente”, contou Análise Santos, gestora há 23 anos da Escola Municipal Córrego da Bica, localizada no Passarinho, na Zona Norte da cidade. 

A programação foi repetida na parte da tarde para que todos os participantes do evento, independente do turno, pudessem passar pela mesma experiência e aprendizagem. “Esse momento em que a gente retoma o segundo semestre é muito importante poder não só recepcionar muito bem todos os funcionários, como também trazer boas reflexões que contam para o dia a dia na escola”, explicou Ana Selva. 

Celebrando os avanços alcançados pela Rede Municipal de Ensino do Recife no primeiro semestre e otimista para ainda mais conquistas nesta reta final do ano, o secretário Fred Amancio também detalhou a importância do momento. “Essa retomada é sempre um momento muito bonito e importante para a nossa rede e quisemos proporcionar um dia de reflexões, não só sobre os temas letivos, mas também sobre o bem estar de cada um. Tivemos um primeiro semestre de muitas conquistas e queremos continuar avançando, contando com a competência e o trabalho de todos”, complementou. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR

Comentários

Declaração do evento

Assisti o evento on LINE, gostaria da declaração, pois deveria chegar no meu email.