Profissionais de educação do Recife participam de Abertura do Segundo Semestre Letivo

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento contou com palestras e iniciativas que serão replicadas nas escolas da rede; reunião contou com transmissão ao vivo no Youtube. Foto: Paulo Melo/PCR

Gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais do Recife participaram, nesta segunda-feira (25), da Abertura do Segundo Semestre Letivo de Ensino. O encontro, que contou com representantes da Secretaria de Educação, por meio das secretarias executivas de Gestão Pedagógica e Projetos, Tecnologia e Inovações, foi realizado na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Os professores puderam acompanhar a reunião de forma online, com transmissão ao vivo por meio do canal no youtube da Secretaria de Educação. O material ficará gravado na página para acompanhamento futuro.

O principal objetivo do evento foi promover a troca de informações, experiências e projeções para o cenário letivo que marca os últimos meses de 2022. O encontro foi aberto com um momento cultural com Cavalo Marinho Boi Matuto, responsável por fazer a acolhida dos profissionais neste retorno do período de recesso escolar. A programação do dia ainda foi composta por duas importantes palestras, ministradas pela professora doutora Rosinalda Aurora de Melo Teles, que possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a professora Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, mestre e doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antes da formação, a Gerente Geral de Inovação e Tecnologia do Recife, Ana Dal Fabbro, aproveitou o momento para reforçar aos presentes a importância das Unidades de Tecnologia e Educação (UTECs) da rede e do papel em ajudar os professores no uso das tecnologias. A gerente ainda destacou que, no dia 9 de agosto, a Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovações irá realizar um grande seminário de competências digitais, com maiores informações divulgadas em breve.

Abrindo o momento de palestras, Rosinalda apresentou a temática “Letramento matemático: um olhar a partir das competências matemáticas propostas na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental”, . Em seguida, a doutora Tícia Cassiany realizou uma importante explanação sobre “Escolarização de estudantes com deficiência: desafios e possibilidades”.

“Eu acho que é sempre muito válido participar desses encontros. Você sempre tira alguma lição do que é passado e é um grande momento para aprender, ainda mais nesse retorno do ano letivo. É uma injeção de ânimo para a comunidade escolar e acaba nos levando a pensar e trabalhar de maneiras diferentes dentro do ambiente escolar”, destacou Keyla Maria Beltrão, gestora da Escola Municipal Inês Soares de Lima, da Imbiribeira.

“É um recomeço de caminhada essa volta após o recesso, então as formações são de suma importância. Trabalhamos esses textos pela manhã dentro das nossas escolas e durante as palestras pudemos reforçar o que trabalhamos mais cedo”, complementou Daniela Freitas, vice-gestora da Escola Municipal Edite Braga, de Afogados.

Para Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica da Prefeitura do Recife, o evento explanou temas necessários para serem trabalhados dentro das escolas da Rede Municipal da cidade. “A abertura do segundo semestre está marcada por uma continuidade de reflexões do que foi a abertura do ano letivo, envolvendo alfabetização e questões socioemocionais. Ao longo do semestre, fomos percebendo outras necessidades, e assim decidimos os temas abordados hoje”, concluiu.

Fotos: Paulo Melo/PCR