Programa Escola Solar no Grau vai gerar energia limpa e renovável para escolas e creches da Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa foi lançada pela Prefeitura do Recife nesta quarta-feira (7); nesta primeira etapa, 40 escolas e creches serão contempladas com placas fotovoltaicas, gerando energia para um conjunto de 94 unidades de ensino. Foto: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife apresentou, nesta quarta-feira (7), o Escola Solar no Grau, programa com foco na geração de energia solar para as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino da cidade. A proposta foi apresentada no ano passado, quando o prefeito João Campos, durante participação no seminário “O Nordeste Brasileiro e o potencial da Transição Energética Justa no Brasil”, da COP-26, na Escócia, explanou o desejo em tornar toda a rede de ensino do Recife mais sustentável. O início da implantação nas unidades de ensino neste momento coincide com a realização da COP-27, no Egito. A solenidade de lançamento foi realizada na Escola Municipal em Tempo Integral da Mangabeira.

Nesta primeira etapa do projeto, 40 escolas e creches serão contempladas com as placas de energia fotovoltaica para geração de energia solar. A instalação, neste primeiro momento, irá gerar energia limpa e renovável para um total de 94 unidades de ensino da Rede Municipal. A escolha das unidades passou por diversas variáveis, desde o tipo de coberta, até a inclinação do telhado para garantir que os painéis tenham melhor incidência solar. A implantação do sistema de energia solar irá impactar uma redução de 95% no valor da conta de luz das escolas e creches municipais, gerando uma economia anual de aproximadamente R$4,5 milhões aos cofres públicos.

Além da instalação dos painéis solares, o projeto prevê ainda o engajamento de comunidade escolar, na implantação dos equipamentos e na conscientização de trabalhadores da educação, estudantes e familiares sobre a importância da geração de energia limpa, do meio ambiente e do consumo consciente de energia. Também são objetivos fortalecer a temática sobre geração de energia, sustentabilidade e meio ambiente com os estudantes, inclusive através de projetos.

A ideia é que, além de gerar energia por fonte renovável, utilizando o meio de forma sustentável para o meio ambiente, a iniciativa também prepare as crianças para que elas sejam agentes multiplicadores de uma consciência ambiental. “As escolas e creches também irão desenvolver estudos e projetos com foco no meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, a implantação do projeto irá trazer benefícios econômicos e sociais com efeito na redução dos gastos com energia elétrica, valorizando as escolas e creches do município e agregando nos trabalhos pedagógicos com o objetivo de despertar a conscientização sobre sustentabilidade e toda a rede municipal”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

“A energia solar é uma das fontes de energia mais promissoras do nosso país. Esse projeto de implantação das placas nas escolas vai possibilitar um protagonismo ainda maior dos nossos estudantes, já que eles serão agentes multiplicadores dessas práticas sustentáveis. Foi com muita felicidade que recebemos a notícia de um projeto como esse, que é tão grandioso e importante para o nosso planeta”, complementou Luciana Almeida, professora da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, que já conta com as placas de energia fotovoltaica instaladas.

O Programa Escola Solar no Grau contempla ainda uma segunda etapa que prevê a geração de energia solar para toda a rede de ensino do Recife através da implantação de uma usina de geração fotovoltaica de grande porte. Ou seja, a iniciativa irá gerar energia para todas as 332 escolas e creches, além de prédios administrativos da Secretaria de Educação.

“No ano passado, tive a oportunidade de firmar um grande compromisso com a nossa cidade e a nossa rede, e hoje iniciamos o cumprimento. Não estamos aqui para fazer mais do mesmo, para fazer igual tudo o que já foi feito, mas estamos aqui para fazer cada vez mais coisas diferentes”, discursou o prefeito João Campos.

ESCOLA NO GRAU - O Programa Escola Solar é parte da iniciativa Escola no Grau, que tem como principal objetivo melhorar a infraestrutura da rede municipal de ensino do Recife. O Programa tem como principais ações requalificar 200 unidades educacionais, construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 em fase de elaboração de projetos  e licitação, com obras para 2023. Além disso, 60 outras unidades para requalificação estão em fase de planejamento para elaboração de projetos e licitação em 2023 e obras para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. Também serão construídas cerca  de 30 escolas e creches , além da implantação de quadras cobertas em mais 20 escolas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.

Fotos: Paulo Melo/PCR