Programa Ondatec reúne 1.500 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife em mega aulão na UFPE

imagem de Guilherme Vila Nova
Objetivo é reforçar o aprendizado pedagógico dos estudantes para auxiliá-los na aprovação em instituições estaduais e federais. Foto: @danilooliveirafotografia

Estudantes dos 9ºs anos da Rede Municipal de Ensino do Recife se reuniram, neste sábado (25), para o mega aulão de encerramento do Ondatec. O projeto tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pelos estudos, especialmente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, visando auxiliá-los na aprovação das Escolas Técnicas Estaduais e Institutos Federais. O evento foi realizado na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ao todo, o local recebeu 1.500 estudantes da Rede Municipal do Recife e 16 professores de Português e Matemática. As atividades preparatórias do Ondatec consistem em estimular os alunos para a preparação técnica, levando ainda mais conteúdos para esses estudantes no contraturno, para garantir que eles tenham uma formação sólida para enfrentar e vencer as seletivas que almejam. 

“Esse é um momento único e incrível. Além de se divertir muito, aproveitamos para desenvolver novas habilidades. É um projeto muito importante”, destacou Mile Soares, da Escola Municipal Paulo VI, que pretende fazer Química no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ou Desenvolvimento de Sistemas na Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambucano.

É importante destacar que o programa também contempla os estudantes dos programas de correção de fluxo da Rede, como o Travessia e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O ondatec é maravilhoso. Minha matéria favorita é Matemática e me aprimorei muito depois que comecei no projeto. Hoje consigo fazer cálculos que antes não conseguia. O mesmo aconteceu com o Português. Então está sendo muito inovador para mim. É uma experiência incrível”, contou Guilherme Santos, da Escola Municipal Antônio Heráclito do Rego, que deseja cursar Desenvolvimento de Sistemas na ETE Porto Digital. 

Na programação, além da resolução de questões de português e matemática, foram realizadas apresentações culturais e sorteios de bicicletas para os estudantes. As atividades do Ondatec estão sendo realizadas desde o mês de maio e chegam à sua conclusão totalizando 10 aulões realizados ao longo de todo o ano. 

“Depois de vários sábados de grandes aulões distribuídos em oito polos, agora realizamos um grande encontro com todos os nossos estudantes que estão em preparação para o Ensino Médio. Esse mega aulão de Matemática e Português visa motivar ainda mais esses alunos na conquista dos seus sonhos”, celebrou Neuza Pontes, Gerente Geral de Educação Integral do Recife.

RECORDE

Em 2022, O programa Ondatec rendeu grandes frutos para os estudantes da Rede Municipal do Recife. Os alunos bateram recorde de aprovação nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Institutos Federais de Pernambuco (IFPEs). Ao todo, o Recife contou com 762 estudantes aprovados nessas instituições públicas, representando um crescimento de cerca de 40% se comparado ao ano de 2021, quando o número de estudantes aprovados foi de 543. 

“O Ondatec já existe há alguns anos para fortalecer as aprendizagens desses estudantes no processo de preparação dos vestibulares das escolas técnicas e institutos federais. A cada ano temos mais e mais alunos da Rede Municipal do Recife adentrando nessas unidades e tenho certeza que esse grupo vai dar um show e vamos bater novamente esse recorde de aprovações”, concluiu o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 
Foto: @danilooliveirafotografia