Projeto Ecobarreira leva alunos da rede municipal do Recife para feira de Ciências e Tecnologia no Paraguai

Projeto inovador idealizado por alunos da Escola Municipal Antônio de Brito Alves apresentou uma solução simples para um problema na comunidade. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O Projeto “Ecobarreira: estratégia de educação sustentável para recuperar o Canal do ABC”, da Escola Municipal Professor Antônio Brito Alves, participa desta terça-feira (10) até sexta-feira(13/09) da Feira Internacional de Ciências e suas Tecnologias - MUESCIENTEC, em Assunção, no Paraguai. O trabalho foi credenciado para o evento internacional durante a 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal do Recife. O Ecobarreiras consiste na junção de pequenas garrafas pets conectadas umas às outras através de um cabo até formar uma grande rede, o protótipo foi instalado no canal ABC, próximo à Escola Municipal, com a função de criar uma barreira e, assim, fazer com que o lixo fosse detido e não seguisse o fluxo das águas.

Os alunos Gleybson Waldir de Souza Suruagy e Maria Clara da Silva Sales representarão a equipe composta de 25 estudantes no Paraguai, e estarão acompanhados de uma das professoras orientadoras do projeto, Maria Das Dores da Silva Lopes. A inovação incentivou a comunidade a reduzir o descarte de recicláveis antes mesmo de serem lançados no ambiente. O trabalho teve como vertentes, atividades de Educação Ambiental voltadas para a população local, focado na sensibilização da problemática do lixo nos canais e seus impactos, bem como na importância da coleta e reciclagem.

A Feira Internacional de Ciências e suas Tecnologias - MUESCIENTEC - é promovida pelo Colégio San José em parceria com o Centro de Educação Sagrado Coração de Jesus (Salesianito). Os estudantes participam nas categorias investigadores infantis (11 a 15 anos - Fundamental) e investigadores juvenis (16 a 18 anos - Médio e Técnico). Projetos das áreas de Meio Ambiente, Agroindústria, Engenharia e Tecnologia, Medicina e Saúde, Biologia, Química, Física e Ciências Sociais, elaborados durante o ano ou aprovados em feiras afiliadas.

O Projeto também participará da 1ª FeNaDANTE: Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri, de 11 a 14/09, no Colégio Dante Alighieri, no Morumbi, São Paulo. O estudante Carlos Henrique Barbosa da Silva e o professor Alexandre Conte Oliveira apresentarão a Ecobarreira nesse evento que reúne projetos em todas as áreas de pesquisa feitos por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil.