Projeto “Educação e Cultura Para Todos: Acessando os bens culturais” reúne estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em teatros da cidade

imagem de Guilherme Vila Nova
Espectadores puderam conferir espetáculos realizados no Teatro do Parque e no Teatro Barreto Júnior; iniciativa visa estimular as vivências culturais do Recife. Foto: Paulo Melo/PCR

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal do Recife passaram por uma vivência bastante especial. Eles se dividiram entre o Teatro do Parque e o Teatro Barreto Júnior para prestigiar espetáculos musicais a partir da iniciativa “Educação e Cultura Para Todos: Acessando os bens culturais”, executada pela Secretaria de Educação do Recife por meio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC). Ao todo, mil alunos estiveram presentes na ação, que foi realizada na noite da última quinta-feira (28) e contou com a participação especial do cantor e compositor pernambucano, Assisão. 

Buscando enriquecer culturalmente esses grupos, o projeto visa facilitar o acesso aos meios culturais, como é o caso do teatro, levando-os a viver os espaços artísticos da cidade. A iniciativa também funciona como um espaço de valorização dos Mestres de Cultura Popular e Grupos Culturais do Recife. 

No Teatro do Parque, os participantes do evento tiveram a oportunidade de conferir a Aula Espetáculo 'Cabras de Lampião e Assisão’. Já no Teatro Barreto Júnior, o público pôde prestigiar a peça teatral ‘A batalha da vírgula contra o ponto final’. “O teatro é uma coisa muito boa, mas nem todos têm condições financeiras para prestigiar. A escola facilita muito e nos traz essa oportunidade. Por isso jamais vou desistir de estudar. Não só por causa dessa situação, mas porque vale muito a pena aprender todos os dias”, revelou Maria Marta Leão, de 64 anos, aluna da Escola Municipal da Mangabeira. 

E ela não estava sozinha. Para a escola e para o teatro, convenceu o irmão, Marcos dos Santos, a estar junto a ela na vivência dessas experiências. “Estudei pouco, fiz só até a 4ª série, e tive que ir trabalhar. Poder voltar é emocionante. É a primeira vez que venho ao Teatro do Parque e isso foi possível graças à escola”, completou Marcos. 

Acompanhando os estudantes, professores, gestores e coordenadores também falaram da emoção de poder proporcionar momentos marcantes para eles. “Fazer parte disso é gratificante. A questão cultural é super importante para a construção do sujeito e para a questão social. É uma experiência única, onde eles podem experimentar pela primeira vez a relação da arte com a construção do conteúdo”, contou Viviane Rabello, professora da Escola Municipal General San Martin. 

“Cultura e educação para todos. Com esse pensamento o NAC lançou esse projeto de acesso dos nossos estudantes e seus familiares aos bens culturais do Recife. Esse público poderá assistir a espetáculos de qualidade, dando visibilidade também aos artistas da cidade, que durante a pandemia tiveram tanto tempo longe dos palcos. E assim usamos a cultura e arte como ferramenta transformadora e de inclusão social”, explicou o gestor do NAC, Genivaldo Francisco. 

Fotos: Paulo Melo/PCR