Projeto Estudante Protagonista 2019 realiza apresentações culturais no Teatro Luiz de Mendonça

Aproximadamente 320 estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) da rede municipal de educação do Recife participaram do evento. Foto: Inaldo Lins/PCR

Foi no ambiente cheio de entusiasmo que estudantes da rede municipal de ensino do Recife, se apresentaram na culminância do Projeto Estudante Protagonista 2019. O evento aconteceu no teatro Luiz de Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, na zona sul do Recife, nesta quinta-feira (25). Aproximadamente 320 estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) da rede municipal de educação do Recife participaram do evento.

O intuito do projeto é oportunizar os alunos e professores à socialização das atividades bem sucedidas em que os estudantes são os protagonistas. E o mesmo se justifica pelo compartilhamento de experiências vividas em sala de aula e no cotidiano escolar. Neste bimestre os docentes trabalharam com o tem: Protagonismo do prazer.

Para coordenadora do Núcleo de Educação Integrada, Denise Albuquerque, o projeto Estudante Protagonista é muito relevante. “Essa experiência oportuniza momentos de crescimento e fomenta nesses estudantes a autonomia e segurança para buscarem seus próprios projetos de vida”, afirmou. Denise também acrescentou que muitos estudantes ficam encantados com a oportunidade de conhecer novos lugares, a exemplo do teatro.

Ao todo cinco escolas participaram das festividades, entre elas as Escolas Municipais de Tempo Integral- EMTI: EMTI Reitor João Alfredo, EMTI Pedro AugustoEMTI Professor Nilo Pereira, EMTI Professor José da Costa Porto e EMTI Divino Espírito Santo.  Para o professor de dança Júnior Melo, da EMTI Professor Nilo Pereira, o projeto Estudante Protagonista é um ótimo momento para incentivar e ensinar novas técnicas de dança para os alunos. Júnior afirmou que o principal objetivo do encontro é trazer a vivencia dos alunos para sala de aula e fazer uma construção junto com eles.

O estudante Wallace Henrique Bezerra, da EMTI Luiz Vaz de Camões, do 7º ano ressaltou a sua experiência em poder sair do ambiente escolar tradicional e visitar um teatro com seus colegas de classe. “Viemos assistir as apresentações dos outros alunos e estou gostando muito, pois a dinâmica é diferente. E a gente tem um rendimento melhor que o da sala de aula”, falou ele.

A aluna Debora Arisia Barbosa, da EMTI Pedro Augusto, do 9ºano, que participou da apresentação de dança com o tema “A Força Feminina” relatou como foi à sensação de estar pisando no palco de um teatro pela primeira vez. “A sensação de ser protagonista e ver todo mundo aplaudindo nossa apresentação foi muito boa. A nossa escola dá muitas oportunidades para os seus alunos se expressarem através da dança e do canto“, finalizou.