Projeto Estudante Protagonista de dezembro aborda "Tradição, Tradicionalismo e Atualidade"

Foto: Cristiana Soares/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife promoveu, na última quarta-feira (13), no Cine-Teatro Apolo, a edição do mês de dezembro do Projeto Estudante Protagonista. Com o tema: “Tradição, Tradicionalismo e Atualidade”, os estudantes apresentaram os trabalhos fundamentados nas raízes étnicas e na história do Estado.

Ao todo, participaram da culminância 143 estudantes das Escolas Municipais, Cidadão Hebert de Souza; Santa Maria; Zumbi dos Palmares e Professora Elizabeth Sales.

A E.M. Cidadão Herbert de Souza apresentou a dança regional dos dois projetos desenvolvidos o “Samba de latada” e “Na pisada de Lampião”, realizados sob a orientação das professoras Cilene, Ana Vitória e Danúbia Soares.

“Procuramos unir o projeto que estamos trabalhando no ano, baseado nos 200 anos da revolução de 1817, criando o projeto cultural das danças e manifestações culturais de Pernambuco. Representamos tanto o xaxado quanto o samba de latada como símbolo de resistência”, pontou a professora Cilene do 3° ano.

No ano do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, uma revolução de caráter emancipacionista ocorrida em Pernambuco e que é considerada um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do período colonial brasileiro, as escolas recriam esse marco da história do estado em forma de arte. As escolas Santa Maria, Zumbi dos Palmares e Elizabeth Sales apresentaram, respectivamente os trabalhos: “Revolução em Pernambuco como tudo aconteceu”, “Revolução na Lagoa” e “Revolução Pernambucana em teatro.”

“O projeto estudante protagonista teve um resultado positivo das experiências das escolas com base no tema do ano letivo de 2017 sobre a revolução Pernambucana de 1817”, disse Mônica Beltrão, técnica da divisão de anos iniciais. Durante o encontro ela anunciou o tema que será trabalhado pelas escolas da rede municipal de ensino em 2018, "Ler para sonhar, escrever para criar”.

Foto: Cristiana Soares/Detec