Projeto Formar completa 1 ano no Recife

imagem de Bella
Em parceria com a Fundação Lemann, Secretaria de Educação cria novos processos pedagógicos para melhorar a qualidade do ensino. Foto: Adrielly Alicia/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife, em parceria com a Fundação Lemann, completou um ano do programa Formar. Alinhando esforços, a ideia é aperfeiçoar as práticas de gestão e os processos pedagógicos visando uma educação de qualidade para todos os alunos.

No Recife, os resultados desejados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foram traçados em cada escola. Além disso, a prática dos professores passou a ser aprimorada continuamente e um novo modelo de acompanhamento pedagógico foi criado.

"Esse ano foi uma jornada de muito aprendizado. Nos trouxe uma ideia muita boa para priorizar discussões e pensar que tudo que é desenvolvido no nível de Secretaria precisa chegar na escola e, mais ainda, precisa impactar a sala de aula, impactar a prática do professor e, consequentemente, o nível de aprendizado do estudante. Em 2019, vamos consolidar algumas ações", declarou o diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais.

Também estão completando um ano no programa Caruaru, Mogi das Cruzes e Teresina. O programa Formar tem até três anos de duração, é customizado e atende aos desafios da rede. Para isso, existem três frentes de trabalho: políticas educacionais, formação continuada em serviço e conectividade e inovação.

A primeira frente, Políticas Educacionais, ajuda no planejamento e organização da secretaria de educação para que as escolas recebam um suporte mais efetivo e em sintonia com as suas necessidades. A Formação Continuada em Serviços fortalece e aprimora as práticas dos educadores a fim de promover melhores aulas e mais qualidade na aprendizagem de todos os alunos. A terceira frente, Conectividade e inovação, indica quais tecnologias são as mais adequadas para cada cenário e realizam formações. A fase seguinte é acompanhar a implementação e o uso das tecnologias.