Projeto Integrar Infantil aproximará famílias das escolas para melhorar o desempenho dos alunos

imagem de flavia
Os responsáveis pelas crianças terão acesso a cursos sobre a importância da primeira infância e o afeto no desenvolvimento dos alunos e ações de socialização na escola Foto: Paulo.H

Quanto mais as famílias participam da educação dos filhos, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos. Evasão, baixo rendimento e indisciplina estão diretamente relacionados com a ausência dos pais no cotidiano escolar dos estudantes. Para envolver as famílias no processo educativo formal das crianças, a Secretaria de Educação do Recife está lançando o Projeto Integrar Infantil, que promoverá cursos para mães e pais centrados no desenvolvimento da primeira infância, atividades de socialização e integração das famílias ao ambiente escolar e capacitação de gestores e coordenadores das creches-escolas do Recife.

O Programa funciona similar a uma escola de pais e tratará de temas como cuidados essenciais com a criança, sentimentos, manifestação de afeto, desenvolvimento de uma cultura de paz. O secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, disse que a Rede de Ensino vai compartilhar por meio de cursos, os  conhecimentos sobre a importância da primeira infância no desenvolvimento das crianças, realizar atividades de socialização e integração das famílias na escola. “Pretendemos integrar às famílias ao processo educativo formal promovendo o desenvolvimento pleno das crianças e valorizando a escola como um espaço democrático e construtor da cidadania”, explicou Bernardo.

Mães e pais de 92 creches participarão do Integrar que beneficiará cerca de 8 mil famílias. Uma educação de qualidade depende da interação família escola. O diretor executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, disse que a iniciativa visa  melhorar o desempenho dos alunos no campo cognitivo e sócio-afetivo.“O afeto é o combustível do cérebro”, pontuou Morais. “É um projeto de oportunidades para que as famílias possam ter uma realidade melhor”, completou o assessor e um dos gestores do Integrar Infantil, Alexandre Costa.

Serão realizados cursos em 12 polos, dois por Região Político Administrativa(RPA).  A primeira rodada compreende cursos de formação profissional para mães e pais e acontece de 30/09 a 05/10.  Uma Capacitação Pedagógica para Acompanhamento da Educação  dos Filhos será realizada de 21 a 26/10, e o tema Mediação de Conflito e Gestão de Pessoas, terá duas turmas, uma de 29 a 31/10 destinada a gestores  e outra de 05 a 07/11 voltada para coordenadores.

O lançamento ocorreu com a participação de cerca de 400 mães, pais, responsáveis, técnicos e gestores na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. Inicialmente, o Projeto irá desenvolver ações direcionadas às famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino na faixa etária de 0 a 6 anos.  Posteriormente será lançado o Integrar para as famílias dos estudantes do Fundamental II (6º ao 9º ano).