Projeto “Rolê Empreendedor” promove palestras para estudantes da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação foi realizada em parceria com a Prefeitura do Recife. Foto: Divulgação

O projeto Rolê Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), chegou esta semana à Escola Municipal Oswaldo de Lima Filho, no Pina, por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife. A ideia da ação é levar a esses estudantes conceitos de empreendedorismo demonstrando, na linguagem dos jovens, a importância de ter atitudes empreendedoras para conquistar sonhos e objetivos. 

Durante a manhã, alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental participaram da ação. No período da tarde, foi a vez dos estudantes do 8º e 9º ano prestigiarem o projeto, que conta com palestras de Roberto Montanha e Dani Amaral. “Criamos uma linguagem especial para falar com eles e demonstrar que atitudes empreendedoras fazem com que eles possam mudar a realidade em que estão inseridos hoje e ser quem eles quiserem. A ideia não é fazer com que necessariamente eles tenham vontade de abrir uma empresa, mas ter uma atitude empreendedora e fazer o melhor com o que eles já têm acesso hoje”, destacou Montanha. 

A metodologia do evento levou à escola temas como superação - passando pelo poderoso discurso de Dani Amaral, que é pessoa com deficiência -, antifragilidade, visão de futuro, motivação, comportamento e inovação. “Foram histórias muito legais e que nos motivaram. Quando eles contaram dos sonhos que eles tinham e que se realizaram, eles me fizeram acreditar que eu também posso ter muitos sonhos e que esses sonhos podem transformar a minha vida”, disse Geovana Dantas, de 10 anos, estudante do 6º ano. 

Gestora da unidade há 4 anos, Elma Mota celebrou a possibilidade de levar aos seus alunos o projeto que motiva e incentiva a criatividade dentro e fora do ambiente escolar. “Fazer nossos alunos acreditarem que, apesar de todas as dificuldades que o mundo e o Brasil vêm enfrentando, temos uma voz que traz esperança de que tudo pode ser vencido e superado. Empreendedorismo é a palavra do momento e participar de um evento como esse vai ajudar muito eles lá na frente. Eles podem fazer a diferença não só para eles ou para a família, mas para toda a comunidade”, encerrou.