Projeto Sócio Emocional promove aula-passeio na Escola Águas do Capibaribe

imagem de Paulo H

Na manhã desta sexta-feira (29) os estudantes do 9º ano das Escolas Municipais Karla Patrícia e Mário Melo participaram de aula-passeio na Escola Águas do Capibaribe (EAAC). A atividade fez parte das ações do Projeto Sócio Emocional iniciado em agosto deste ano em quatro escolas da rede municipal de ensino do Recife.

Durante a aula-passeio o professor Alfio Macário ensina história, geografia, biologia, cultura a partir da paisagem durante o percurso, que contempla as pontes do Recife. O passeio começa e termina do Marco Zero, no Bairro do Recife.

Segundo Fabiana Barbosa, gerente de Anos Finais, o projeto está  aseado em alguns pilares da educação para o século XXI previstos pela Unesco. “Estamos trabalhando em cima das habilidades, baseado em um artigo produzido na Universidade Harvad, que traz os sete”cos” que são compadecer, colaborar, compreender entre outros. Trabalhamos com  estudantes do nono ano para ele colocar sua história de vida e compreender, tratar, conviver com outras pessoas que podem ajudá-lo em todas as suas dificuldades pessoais. Entendemos que resolvendo as questões emocionais começamos a dar possibilidade pra que o estudante tenha melhor desempenho em outras coisas”, explicou. Ela ainda colocou a importância da aula fora dos muros da escola. “Aula de campo é necessário e imprescindível para que o estudante olhe para mundo e consiga se colocar como sujeito neste mundo. No sócio ambiental trabalhamos além do conteúdo, entendemos o ser completo em três dimensões: emocional, motor e o congnitivo”,completou.

Para Andréa Gazzaneo, coordenadora do projeto, o “cos” que mais chamou atenção foi o “conviver”, convivência harmônica. “Nada mais justo do que terminar o ano trazendo os estudantes para um passeio no Barco Escola. Diante da natureza eles conhecem em campo observam flora, animais e o movimento da cidade sob outra perspectiva”, avaliou.

Participam do projeto  174 estudantes do 9º ano das Escolas Karla Patrícia, Mario Melo, Antônio Farias e Cícero Frankin.A idéia é que no próximo ano o projeto seja ampliado para 22 escolas sendo 10 regulares e 12 escolas integrais.

Fotos: Arthur Gustavo/PCR