Projeto Visão Recife leva atendimento oftalmológico a estudantes e profissionais da rede municipal

imagem de Guilherme Vila Nova
Consultas estão sendo realizadas na Fundação Altino Ventura (FAV); iniciativa prevê consultas, exames e fornecimento de óculos para cerca de 34 mil beneficiários. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, segue promovendo atendimentos gratuitos pelo Projeto Visão Recife, iniciativa voltada para garantir assistência oftalmológica a estudantes e profissionais da Pré-escola e do Ensino Fundamental da rede municipal. O serviço inclui consultas, exames e entrega de óculos de grau, quando necessário.

Nesta terça-feira (12), foram beneficiados estudantes e servidores da Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Sampaio Lucena. Entre os atendidos estavam integrantes do Grupo Operacional Magistério (GOM) e do Grupo Operacional de Apoio ao Magistério (GOAM). Os atendimentos aconteceram na Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga, com transporte de ida e volta oferecido pela Secretaria de Educação.

“O Projeto Visão Recife é essencial para os estudantes e profissionais da rede municipal de ensino, pois garante o acesso a consulta e exames oftalmológicos, além de óculos de grau, quando prescrito. Com isso, promove melhores condições para o aprendizado e bem-estar”, destacou Tatiane Menezes, Gerente de planejamento e monitoramento.

Entre os serviços oferecidos estão triagem, encaminhamento para consultas oftalmológicas e fornecimento de óculos de grau quando necessário. "Eu acho que é um momento muito importante, porque muitos jovens não têm condições financeiras de comprar óculos. Eu mesma já fiz exame e sei que preciso usar, mas ainda não consegui adquirir. Então, para mim, essa é uma oportunidade muito boa, que vai me ajudar bastante na sala de aula, pois vou conseguir enxergar melhor”, disse a estudante Ana Patrícia.

"Esse projeto é grandioso. Como professora de Língua Portuguesa, que lida diariamente com textos, percebo a grande dificuldade que muitos de nossos alunos têm devido à visão. Nossa escola fica em uma área periférica, no bairro do Ibura, e muitos estudantes pertencem a famílias de baixa renda. Esse projeto, ao oferecer cuidado com a saúde ocular e a oportunidade de receber óculos, é muito positivo. Ele beneficia tanto a saúde dos alunos quanto a aprendizagem, permitindo que eles vejam melhor e estudem com mais qualidade”, destaca Adriana Bucher. 

O Projeto Visão Recife busca diagnosticar e tratar problemas de refração, contribuindo para a melhoria da saúde ocular, do rendimento escolar e do bem-estar dos estudantes e profissionais. Além disso, pretende reduzir a evasão escolar causada por dificuldades visuais não tratadas.