Receita Federal fortalece programa Recife no Mundo com doação de equipamentos

imagem de Guilherme Vila Nova
Itens como mochilas e celulares vão auxiliar estudantes durante o intercâmbio no exterior; ao todo, órgão doou 110 mochilas e 100 smartphones . Fotos: Kleyvson Santos/PCR

Na manhã desta segunda-feira (26), a Receita Federal e a Prefeitura do Recife oficializaram a doação de mochilas e smartphones aos intercambistas do Programa Recife no Mundo. A ação de entrega simbólica aconteceu na sede do órgão, no bairro do Recife, e contou com a presença do prefeito João Campos, da secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, e estudantes selecionados para o intercâmbio no exterior. Ao todo, a Receita Federal doou 110 mochilas e 110 smartphones, fortalecendo o programa e contribuindo com os sonhos internacionais dos jovens estudantes.

O objetivo da ação é garantir que os estudantes estejam bem preparados e equipados para a experiência internacional, que acontecerá em julho deste ano. Os itens doados são essenciais tanto para a organização quanto para a comunicação dos participantes durante todo o período do intercâmbio. Vale ressaltar que os itens doados irão integrar o kit de viagem ofertado pela gestão municipal, composto por mala, camisas, casacos e moletons.

A parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, e a Receita Federal vem sendo fortalecida desde o início do programa. Para o delegado da Alfândega da Receita Federal no Recife, Carlos Eduardo da Costa Oliveira, a iniciativa tem grande relevância social. “Quando conseguimos transformar mercadorias apreendidas em ações com finalidade social, como essa, todo mundo ganha. É uma satisfação enorme contribuir para que esses estudantes realizem esse sonho. Esperamos que essa parceria se mantenha e cresça cada vez mais”, destacou.

Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife, reforçou a importância da parceria com a Receita Federal. “O Recife no Mundo tem dois grandes objetivos, fortalecer o ensino de inglês na rede e oferecer a viagem como um estímulo. Essa parceria é essencial para garantir que nossos estudantes viajem com tudo o que precisam, como mochila, mala, materiais e agora, de surpresa, até um celular, que ajuda tanto na comunicação com as famílias quanto no apoio ao processo de aprendizagem. É uma prova do cuidado que temos com cada aluno e de que o programa está dando certo”,  afirmou. 

Participaram da entrega os estudantes Rayssa Estephanni, de 13 anos, da Escola Municipal Marechal Rondon,  Kauã Henrique Ferreira, da Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto, e Emilly Maria, da Escola Municipal Professor José da Costa Porto. A entrega oficial dos kits completos acontece no dia 11 de junho, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, durante a reunião de pré-embarque do programa. Os intercambistas decolam rumo ao exterior no início do mês de julho. 

Bastante emocionada, Raýssa falou sobre esse momento. “Nossa, a ficha ainda não caiu. Quando eu vi meu nome naquela lista, eu pensei: valeu a pena estudar e me esforçar, porque eu vou ter a oportunidade, através dos meus esforços, de ir para um país diferente. Vai ser minha primeira viagem de avião, em uma cultura nova, essa é uma oportunidade incrível. Estou muito grata por todo o apoio da prefeitura e do programa, que estão cuidando de cada detalhe para que essa experiência seja perfeita”, contou.

O prefeito João Campos também ressaltou a relevância da ação. “A gente está aqui hoje na Receita Federal para anunciar uma parceria do órgão com a Prefeitura do Recife para o Programa Recife no Mundo. Isso é uma ação super interessante, onde é disponibilizado produtos que foram apreendidos para ter um fim social. Então, através da Rede Municipal de Ensino, a gente vai poder receber esses produtos para doar para as crianças que vão fazer o Recife no Mundo”, explicou.

O programa Recife no Mundo, lançado em agosto de 2023, oferece, de forma gratuita, cursos de formação em língua inglesa e a oportunidade de intercâmbio internacional para estudantes e professores da rede municipal de ensino. A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento acadêmico, social e cultural dos participantes, promovendo a imersão em outros idiomas e culturas.