Recife firma parceria pela Educação com o MBC

imagem de Bella
Prefeito Geraldo Julio apresentou a experiência de gestão do Recife em encontro do Movimento Brasil Competitivo na tarde dessa quarta-feira (23). Foto: Divulgação

O prefeito Geraldo Julio participou do Encontro Anual 2016 do Movimento Brasil Competitivo (MBC), na cidade de São Paulo, nessa quarta-feira (23), quando apresentou a experiência do Recife no painel "Desafios da Gestão Municipal", para uma plateia que reuniu mais de 20 prefeitos, além dos governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, de Góias Marconi Perillo e do ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab. No evento, o Recife se tornou a primeira cidade do País a aderir à plataforma Mais Gestão, do MBC, que pretende reunir boas práticas de gestão pública em todo o Brasil e já anunciou que o Recife vai iniciar na cidade o "Programa de Intervenção Pedagógica (PIP)", que prevê a utilização de ferramentas de gestão para a melhora do desempenho dos alunos em leitura, escrita e matemática.

"Temos uma convivência antiga com o movimento desde que participei da gestão de Eduardo Campos no Governo de Pernambuco e, agora, na Prefeitura, a gente tem mantido parcerias. O Movimento Brasil Competitivo está criando uma plataforma que vai disponibilizar as melhores práticas e ações que tiveram sucesso na administração pública para quem quiser utilizar. Nós somos a primeira Prefeitura do País a aderir a essa plataforma, pra conhecer boas experiências de outras cidades e governos para serem levadas para o Recife, ao mesmo tempo em que disponibilizamos nossas experiências exitosas para que outras prefeituras do Brasil possam utilizar", comentou o gestor.

O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) iniciado no Recife dentro da plataforma do MBC é um modelo de ação que melhora o desempenho de alunos em leitura, escrita e matemática. O PIP tem foco no conteúdo pedagógico e no aprendizado dos estudantes. Por meio de uma abordagem individualizada, ele pode ajudar a elevar, em um curto prazo de tempo, a proeficiência dos alunos. A iniciativa lançada pelo prefeito Geraldo Julio reforçará o processo de alfabetização dos alunos da Educação Infantil e ajudará a reduzir os índices de analfabetismo funcional dos estudantes do Ensino Fundamental. Essa iniciativa também ajudará a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a reduzir a evasão escolar.

"Também vamos iniciar o programa de intervenção nas escolas para acompanhar os alunos que estão com desafasagem no aprendizado e precisam de reforço, para que eles recebam uma atenção especial e com isso consigamos melhorar a educação na nossa cidade", explicou o prefeito.

Sobre os desafios da gestão pública, o prefeito citou alguns desafios do ano que vai se iniciar, mas garantiu que, com muito trabalho, é possível alcançar resultados positivos, a exemplo os índices obtidos no seu primeiro mandato. "Depois de reeleito, já temos ideia do que deverá acontecer nos próximos anos. Já podemos deixar de falar de incertezas para 2017, pois já sabemos que vai ser um ano muito duro. No setor público, temos baixa competitividade e alta desigualdade. Por outro lado, temos uma alta grade tributária. Diante disso, precisamos agir, fazer mais. O setor público no Brasil precisa se tornar mais competitivo e reduzir desigualdade, gastando menos", afirmou. Na apresentação, o gestor apontou a redução na fila de espera de exame de ultrassonografia, o novo padrão da infraestrutura nas escolas da rede municipal e nas unidades de saúde, bem como a construção de novos equipamentos na área de saúde e educação.