Recife é primeiro lugar no IDEB nos Anos Iniciais da Região Metropolitana

imagem de Guilherme Vila Nova
Município melhorou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica tanto nos Anos iniciais quanto nos Anos finais do Ensino Fundamental, mesmo no contexto da pandemia

A Rede Municipal do Recife conquistou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Anos Iniciais, na Região Metropolitana. O resultado, decorrente da última análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), foi divulgado nesta sexta-feira (16), durante coletiva de imprensa em Brasília.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a Rede Municipal do Recife alcançou a média de 5,30, saltando da terceira colocação na última análise, realizada em 2019, para o primeiro lugar. Mesmo dentro do contexto de pandemia e passando por todas as dificuldades de adaptação ao ensino remoto e, posteriormente, híbrido, o município conseguiu crescer e melhorar seu desempenho em relação às demais cidades da Região Metropolitana. Enquanto a média dos municípios de Pernambuco e de todo o País tiveram uma redução no IDEB, diante dos desafios da pandemia, a Rede Municipal do Recife conseguiu avançar, o que representa um resultado muito positivo para a educação da cidade.

O resultado é fruto de todo o empenho da comunidade escolar e dos constantes investimentos realizados pela gestão, qualidade dos profissionais da educação e iniciativas que estão contribuindo para que o Recife avance. Atualmente, a Rede Pública Municipal do da cidade possui 331 unidades, 5 mil professores e cerca de 95 mil estudantes.

É importante destacar que a Rede do Recife não avançou apenas nos resultados de Anos Iniciais, mas também no IDEB dos Anos Finais. Na última amostragem, o município alcançou 5,0 pontos, uma elevação em relação aos 4,70 que pontuou em 2019. Nas duas modalidades, inclusive, o Recife conseguiu ficar acima da média dos municípios pernambucanos, que marcam 5,1 em Anos Iniciais e 4,7 em Anos Finais, respectivamente.

“Comemoramos mais um avanço da Educação do Recife, que agora chega ao topo da Região Metropolitana. Deixo aqui minha felicitação e reconhecimento a todos os professores, gestores, coordenadores, demais profissionais, estudantes e todos que nas nossas escolas. É dentro das salas de aula que construímos, dia a dia, uma educação de qualidade para as crianças da nossa cidade. Os resultados apresentados demonstram que o trabalho está no caminho certo, mas queremos continuar avançando”, celebrou Fred Amâncio, secretário de Educação do Recife.