Recife sedia etapa regional do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral

imagem de Guilherme Vila Nova
Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação do Recife e Educação e Esportes do Estado, evento tem o intuito de elaborar os princípios orientadores para a Educação Integral em Tempo Integral

A capital pernambucana sedia, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), a etapa Nordeste do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral: Princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral. Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretaria de Educação do Recife e Educação e Esportes do Estado, o ciclo tem o objetivo de ampliar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo Brasil, como prevê o Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei 13.005/2014. Em Recife, o encontro está acontecendo no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde, no bairro da Imbiribeira. 

Os seminários vão discutir e elaborar as orientações para a educação integral em tempo integral na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, serão consideradas as especificidades e transversalidade das modalidades especiais: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação bilíngue de surdos, educação do campo, educação escolar indígena e educação escolar quilombola. 

“Após os últimos anos, em que o Governo Federal exerceu pouca coordenação da Política Nacional, é importante destacarmos que isso é uma competência da União. Neste primeiro ano de programa, a gente tinha mesmo que ir aos territórios e regiões para reconhecer o trabalho que os municípios e estados já fazem para a educação integral em tempo integral e, junto às comunidades escolares e Secretarias de Educação, debater as políticas para esta educação em tempo integral. Mas o nosso compromisso é fazer isso com as experiências que já existem, dando mais visibilidade à elas, por exemplo, Recife e o Governo do Estado, os diferentes municípios e outros estados da Região Nordeste, que tem iniciativas muito bem sucedidas. Então, aprimorar as políticas é reconhecê-las e poder - com elas - fazer um desenho nacional que faça sentido para todos”, ressalta a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim. 

Neste dois dias de evento, a programação prevê painéis que discutem os Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental; Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais;  Educação Ambiental: os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios; e A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação em Tempo Integral; além das orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas. “É muito importante estarmos aqui em Recife, nesta terceira etapa regional dos ciclo de seminários. Daqui, vamos para Diadema, na etapa Sudeste, e Porto na Alegre, na etapa Sul. E cada cidade acaba trazendo seus desafios e estes, apesar de específicos, muitas vezes, são comuns a todos. Então, é uma oportunidade da gente apoiar, não apenas financeiramente, mas tecnicamente as comunidades escolares a fazer educação integral em tempo integral com qualidade”, completa Franzim. 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, participou da mesa de abertura do encontro e destacou a importância do Programa Escolas em Tempo Integral e da realização dos ciclos de seminários em todas as regiões do Brasil. “São estes seminários que nos dão a oportunidade de discutir financiamento, ampliação do tempo integral nas redes de ensino e, especialmente, uma política e uma proposta pedagógica de tempo integral. Todos os painéis programados estão voltados para essa discussão da proposta, do desenvolvimento de habilidades e competências e do desenvolvimento dos próprios estudantes. Isso é muito importante”, pontua o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Ainda no seu discurso, o gestor destacou também a importância de se discutir o tempo integral não apenas para o Ensino Médio, o que norteou boa parte dos seminários nos últimos anos, mas contemplar também o ensino fundamental e a educação infantil. “Os conceitos que a gente vê da importância da educação integral em tempo integral são válidos também para estas duas etapas de ensino. Então, a gente fica muito feliz pela oportunidade de realizar este evento aqui na cidade do Recife, município do Estado de Pernambuco, que é um dos grandes precursores do Brasil de uma política de tempo integral. Além disso, é muito orgulho para nós nordestinos, de que hoje no País as três maiores redes de tempo integral são Pernambuco, Paraíba e Ceará. É importante destacar ainda que temos muitos desafios e uma proposta como esta, com esta forte integração, não apenas com o Ministério da Educação, mas outro Ministérios, nos anima para darmos ainda mais importantes”, diz o secretário. 

AGENDA CICLO DE SEMINÁRIOS  Os próximos seminários regionais serão na região Sudeste, em Diadema (SP), nos dias 4 e 5 de outubro, e 19 e 20 de outubro, em Porto Alegre (RS). Os encontros também já foram realizados na região Centro-Oeste, em Cuiabá (MT), e na região Norte, em Belém (PA). 

Fotos: @mangueaction