Recife sedia primeiro Seminário do GT do ‘Conselhão’ para debater políticas para a Primeira Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
O Seminário é organizado pelo Grupo de Trabalho sobre o tema dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável. Evento reuniu ministros do governo federal e autoridades regionais. Foto: Paulo Melo/ PCR

Autoridades nacionais e regionais estiveram reunidas ao lado de especialistas nesta sexta-feira (17), em Recife, para o seminário “GT Primeira Infância: o Brasil Aprendendo com o Brasil”. O evento faz parte das ações do Grupo de Trabalho sobre o tema constituído a partir do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável - o chamado “Conselhão”, vinculado ao governo federal. 

O foco do seminário foi reconhecer, valorizar e aprender com algumas das mais efetivas experiências brasileiras subnacionais nas políticas para crianças de até seis anos. O evento ainda promoveu debate sobre os principais avanços e desafios nesta pauta, servindo – junto com ações de imersão pelo país – como subsídio para a construção de uma Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. O relatório técnico, elaborado de forma voluntária pelo Todos Pela Educação e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, será entregue ao Presidente da República no início de 2024. 

A escolha de Recife como sede do primeiro seminário se deve pelo sucesso da cidade em políticas e programas sociais dentro da temática. “É um momento muito importante, nacionalmente, a gente ter a primeira infância como um destaque, como uma política pública prioritária, fazendo parte de um Grupo de Trabalho da Presidência da República. Esse seminário acontecendo em Recife é um presente, na imersão mostramos as boas práticas do município, mostrando que temos essa intersetorialidade e uma política pública forte que está servindo de exemplo para outras cidades e agora para a política nacional”, declarou Luciana Lima, Secretária Executiva da Primeira Infância. 

Entre as autoridades que participaram do seminário estão: Fred Amancio, secretário de Educação do Recife; Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais; André de Paula, ministro da Pesca e da Agricultura; Silvio Costa Filho, ministro dos Portos e Aeroportos; Raquel Lyra, governadora de Pernambuco; João Campos, prefeito de Recife; Paulo Pereira, secretário executivo do Conselhão. Também participaram representantes dos ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social e de outros órgãos públicos, além de parlamentares, integrantes do Conselhão, gestores e especialistas. 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, mostrou algumas das políticas públicas implantadas no município e ressaltou a importância de trabalhar com a intersetorialidade para o desenvolvimento dessas políticas. “Nos últimos dez anos a primeira infância aqui no Recife ganhou um papel estratégico especial, a gente vem avançando num conjunto de políticas, mesmo ainda com muitos desafios. Temos bons projetos para a primeira infância e esse espaço aqui é para trocar essas experiências, aprender uns com os outros. Esse é um momento histórico, a gente precisa ter esse olhar da intersetorialidade, da colaboração, reunir os setores estaduais, municipais e federal. O mais difícil não é criar, é implantar e manter, é preciso cuidar das nossas crianças porque elas são o futuro do nosso Brasil”, falou o secretário.

O GT, que conta com diferentes representantes da sociedade civil, foi proposto e é coordenado pela presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. O grupo foi lançado em agosto deste ano, no Palácio do Planalto, com a presença de ministros e do vice-presidente Geraldo Alckmin. 

Além de contribuir com subsídios técnicos para a construção de uma política nacional, o GT Primeira Infância tem como objetivo sensibilizar gestores públicos municipais e estaduais para a urgência de se avançar na agenda em escala nacional. Sob gestão do Conselhão, o grupo faz parte das iniciativas da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. 

“Esse seminário tem um título que nos provoca a pensar não só nessa política pública mas em outras, que é ‘O Brasil aprendendo com o Brasil’. Em tempos de turismo educacional e cultural, é bonito ver o País conhecendo suas próprias experiências. Conhecer as experiências de Recife foi um aprendizado imenso, ver a integração de políticas de primeira infância foi muito enriquecedor, assim como foi esse seminário”, explicou a Conselheira integrante GT Primeira Infância, Claudia Costin.