Rede municipal de Educação do Recife apresenta avanços no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE)

imagem de Bella
Foto: Wesley D'Almeida/PCR

Os contínuos investimentos realizados na educação da capital pernambucana têm refletido diretamente na qualidade do ensino-aprendizagem dentro das 309 unidades de ensino. É o que atestam os dados da mais recente edição do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), recém-publicados, e que mensuram o desempenho de estudantes do 2º, 5º e 9º anos de todo o Estado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No contexto geral, os resultados são divididos nas categorias ‘Elementar I’, ‘Elementar II’,’Básico’ e ‘Desejável’.

No cômputo geral, a rede apresenta uma melhora geral nos desempenhos dos três anos analisados, com a redução de participação de grupos de estudantes nos níveis elementares e ampliação da base de alunos nos níveis básico e desejável. Existente há 10 anos, a avaliação do SAEPE acontece anualmente e classifica os resultados em uma escala de proficiência que varia de 0 a 1.000 no 2º ano e de 0 a 500 nos restantes.

Ao analisar os dados de maneira mais ampla, com recortes anteriores a 2013, verificam-se performances ainda mais significativas, com crescimentos superiores a 250% no desempenho dos estudantes em relação a períodos imediatamente precedentes. É o caso das turmas de 9º ano que, em Matemática, apresentavam 5,3% do total de estudantes na faixa ‘Desejável em 2102 e, em 2017, o grupo na faixa Desejável já era composto por 18,5% do total de alunos,  revelando um aumento de 250% na faixa de Desejável

Para o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, os resultados são estimulantes. “Temos a compreensão que os resultados da educação não vêm a curto prazo. Os resultados de 2017 nos mostram que estamos no caminho certo. Por exemplo, mantida a mesma melhoria que a rede apresenta desde 2013, a gente coloca toda a faixa do quinto ano dentro do padrão desejável de aprendizagem nos próximos três anos. Para os nonos anos, precisamos de uma trajetória maior, mas isso é um resultado significativo que mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.