Rede municipal de ensino do Recife conquista melhor resultado da história na OBMEP 2016

Quinze alunos foram premiados com Menção Honrosa e receberam os certificados na tarde desta terça. Foto: Inaldo Lins/PCR

Com 15 estudantes recebendo Menção Honrosa, a rede municipal do Recife obteve, em 2016, seu melhor resultado na história da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos premiados receberam, na tarde desta terça (13), os certificados entregues pela equipe da Prefeitura do Recife, em evento realizado na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena. A OBMEP é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o objetivo de estimular o estudo da disciplina, revelando talentos na área.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica do Recife, Rogério Morais, parabenizou os alunos pelo resultado. "Nossa participação na OBMEP vem crescendo substancialmente e este ano tivemos o maior número de menções honrosas para a rede. O avanço é fruto do esforço dos estudantes e do trabalho da equipe. O que eles conseguiram é um feito diferenciado, que merece comemoração", afirma, acrescentando que os alunos premiados passam a ser referência nas escolas para os outros colegas. "Com a colaboração de todos, a escola pública pode ter a mesma qualidade da particular", completa Rogério.

A estudante Flávia Vitória Silva, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, disse que já esperava um bom resultado. "Sempre gostei de matemática e fiz o curso preparatório para a segunda fase da OBMEP com o professor Jonas, aqui na escola. Esse ano fiz vestibular para Química no IFPE e penso em tentar Medicina ou Direito na universidade", afirma. Por sua vez, o também premiado aluno Matheus Farias, da Escola Municipal em Tempo Integral Pedro Augusto, disse que o objetivo era testar seus conhecimentos. "Eu não esperava ir tão bem, fiquei muito surpreso", comentou.

A gerente-geral de Educação Integral e Anos Finais da Secretaria de Educação do Recife, Gilvany Pilé, reforça que os estudantes são motivo de orgulho para escola e família. "Vocês estão começando a subida e ainda faltam muitos degraus, mas o caminho está traçado", exaltou. Já o chefe da Divisão de Anos Finais, Ivanildo Luís, que é professor de matemática, destacou que a participação de pais, gestores e docentes para o sucesso dos alunos. "Quem ensina matemática sabe como é difícil trabalhar com as questões da OBMEP, que não estão nos livros didáticos. Estamos felizes, mas não realizados. É preciso continuar avançando", destaca.

ALUNOS PREMIADOS COM MENÇÃO HONROSA NA OBMEP 2016:

- Adeíldo Francisco - Escola Municipal Rodolfo Aureliano

- Flávia Vitória Silva - Escola Municipal Rodolfo Aureliano