Rede municipal do Recife conquista cinco vagas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Recife levará cinco equipes para o Brasileiro da competição. Foto: Karolina Ferraz/Detec

Após três dias de competições, a rede de ensino do Recife classificou três das seis equipes que garantiram uma das vagas para a final da Olimpíada Brasileira de Robótica através da etapa estadual do campeonato, encerrada no domingo (3). A disputa, que começou na sexta (1), reuniu 1.100 estudantes das redes federal, estadual, municipais e privadas de 37 cidades pernambucanas na Arena de Pernambuco.

No total, o evento reuniu 309 equipes dos níveis 1 (destinado a jovens de 11 a 14 anos) e nível 2 (idades entre 14 e 19 anos), que disputaram a modalidade Rescue Simulation, ou Simulação de Resgate, na qual os times constroem um robô que deve simular uma ação de resgate em área de catástrofe, seguindo um percurso pré-estabelecido onde deverá superar desafios até encontrar vítimas e as resgatar para uma área de segurança realizando assim o resgate.

Pela regra, seriam classificados os três primeiros lugares de cada categoria (níveis um e dois), mas cada escola só poderia classificar um time. No nível 1, a rede do Recife faturou o primeiro lugar, com a equipe Cyber Masters, da Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena, formada pelos estudantes Wallacy da Silva, Ivan Tavares de Araújo Neto e Nycolas Cavalcante. No Nível dois, a rede do Recife faturou o segundo lugar com a equipe The Hackers, da Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania Nóbrega.

Entretanto, como a regra estabelece que cada escola só pode classificar um time, no nível um a escola da rede privada Pequenos Passos ficou em segundo e terceiro lugares, respectivamente e, sendo assim a equipe DMC, que também é da rede municipal e havia se classificado em quarto lugar, conquistou a vaga em aberto.

Recife levará cinco equipes para o Brasileiro – Graças ao resultado da eliminatória estadual, a rede municipal do Recife irá levar cinco times para a etapa final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), pois, além das três vagas asseguradas hoje, conta com a vantagem de ter vencido os primeiros lugares das modalidades 1 e 2 na OBR de 2016, o que já garantia participação dos times vencedores na disputa nacional, que acontece de 7 a 9 de novembro de 2017, em Curitiba.