Rede Municipal do Recife inicia o Ondatec 2025 com a participação de 1800 estudantes

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa busca preparar alunos da Rede Municipal para o ingresso em escolas técnicas estaduais instituições federais. Foto: Kleyvson Santos/PCR

O sábado (26) foi de muito aprendizado para os estudantes da Rede Municipal do Recife. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, deu início aos aulões do Ondatec 2025. Até o final deste ano, cerca de 1800 estudantes se encontrarão quinzenalmente, aos sábados, para assistirem às aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Dividido em dez polos, o programa tem como foco principal preparar esses estudantes para escolas técnicas estaduais e instituições federais.

“Estamos muito felizes em proporcionar esse momento de aprofundamento dos estudos para nossos estudantes. É uma oportunidade de reforçar aprendizagens, promover o encontro entre escolas da rede e valorizar nossos professores. Isso impacta diretamente na formação dos alunos e fortalece a educação do nosso município”, falou a Secretária Executiva de Gestão Pedagógica Ana Selva.

O Ondatec tem como principal objetivo preparar os alunos dos 9º anos e do programa Travessia para os exames de admissão em instituições de ensino técnico e profissionalizante, como as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), além do SESI e SENAI. A proposta também visa fortalecer a proficiência dos estudantes em avaliações educacionais como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Recife (SAERE), além de contribuir para a recomposição das aprendizagens prejudicadas nos últimos anos.

Para os estudantes essa é uma ótima oportunidade de aprendizado. "A expectativa é grande. Quero tentar a escola técnica, no curso de enfermagem. Esses encontros ajudam muito, porque a gente aprende junto, trocamos experiências e reforçamos o que já estudou", comentou Jeniffer Vitória, de 14 anos, estudante da Escola de Tempo Integral Antônio Farias Filho.

Já o estudante da EMTI Arraial Novo Bom Jesus, Ronaldo Baracho, também de 14 anos, pretende fazer o curso de mecatrônica e está animado. "Estou com a expectativa lá em cima. Quero aproveitar cada aula do Ondatec para aprender mais, trocar experiências e me preparar bem para as provas. Meu foco é entrar na ETE”, concluiu o jovem. 

Os aulões são gratuitos e estão sendo realizados em dez unidades escolares da cidade, escolhidas como polos de atendimento: a Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo (Ilha do Leite), Escola Municipal em Tempo Integral da Mangabeira (Mangabeira), Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – EFER (Torre), Escola Municipal Santa Luzia (Estância), Escola Municipal em Tempo Integral Divino Espírito Santo (Caxangá), Escola Municipal Karla Patrícia (Boa Viagem), Escola Municipal em Tempo Integral Arraial do Novo Bom Jesus (Cordeiro), Escola Municipal em Tempo Integral Maria Sampaio (Ibura), e Escola Municipal Almerinda Umbelino (Vasco da Gama).

A ação representa um esforço estratégico da gestão municipal para ampliar as oportunidades de acesso dos estudantes da rede pública a instituições de ensino de excelência e promover maior equidade educacional no município.