Rede Municipal do Recife se destaca e domina indicações na 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, em Gramado

imagem de Guilherme Vila Nova
Das sete produções selecionadas no país, três são da capital pernambucana e representam o único destaque do Nordeste no festival. Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Ensino do Recife conquistou destaque nacional ao garantir três das sete indicações na 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, que integra a programação oficial do prestigiado Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá, no Rio Grande do Sul, de 13 a 23 de Agosto. As produções recifenses são as únicas representantes da região Nordeste entre os finalistas, reforçando o talento, a criatividade e a força pedagógica das escolas públicas da cidade.

Na categoria Ensino Fundamental, foram selecionados os filmes “A Última Página” (2024), dirigido por João Otávio, da Escola Municipal Dom Bosco (8º e 9º anos); “Cicatrizes Invisíveis” (2024), dirigido por Arthur Campos, da Escola Municipal Reitor João Alfredo (7º ano); e “A Garota do Banheiro” (2023), dirigido por Guilherme Felipe, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (9º ano).

O reconhecimento nacional evidencia a importância de práticas pedagógicas inovadoras que integram o audiovisual ao currículo escolar, utilizando linguagens digitais e tecnológicas para ampliar as formas de expressão, estimular o pensamento crítico e fortalecer o protagonismo estudantil. 

Para Marcelo Dantas, gerente geral de Tecnologia da Secretaria de Educação do Recife, o destaque para os estudantes do Recife é um grande reconhecimento. “Sermos selecionados para algo da grandeza do Festival de Cinema de Gramado demonstra a potência do trabalho de educomunicação realizado pela Rede Municipal do Recife. Além de fortalecer as aprendizagens, a educomunicação desperta o olhar crítico, o protagonismo estudantil e transforma escolas em verdadeiros pólos de criação e inovação”, disse. 

A presença da rede municipal no Festival de Gramado representa não apenas o reconhecimento do talento dos estudantes, mas também o resultado de investimentos da Prefeitura do Recife em políticas públicas que unem arte, tecnologia e educação.