Refúgio Tech Robotics garante vaga no Nacional e equipes da Rede Municipal do Recife brilham no pódio da Olimpíada Brasileira de Robótica

imagem de Guilherme Vila Nova
Etapa Estadual foi realizada neste domingo (28), na Escola Municipal da Mangabeira. Foto: Havi

Estudantes da Rede Municipal do Recife abrilhantaram o pódio da etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A disputa, realizada neste domingo (28), na Escola Municipal da Mangabeira, reuniu equipes das redes pública e privada na busca por uma almejada vaga na final da competição. Disputando no Nível 2, o time Refúgio Tech Robotics, representando a Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Santo Amaro, foi o grande campeão e representará a rede pública municipal do Recife na etapa Nacional do certame, que será disputada entre os dias 17 e 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP). O terceiro ponto mais alto do pódio também teve as cores da Rede Municipal da capital pernambucana, com a equipe Supremos, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, estampando a medalha de bronze no peito.

“Foi uma competição bem acirrada, mas conseguimos superar os altos e baixos e vencer. A expectativa é bem grande para a disputa Nacional, mas a equipe está muito focada e empolgada”, contou Gleybson Anderson, capitão da equipe Refúgio Tech Robotics. “É uma gratificação enorme. Traçamos pequenos objetivos e fomos passando de fase até chegarmos à classificação para o Nacional. Estamos indo para São Paulo representar o nosso Recife, buscar o primeiro lugar e trazer essa conquista gigante para toda a rede”, complementou o técnico Steven Marques.

O Nível 1 também contou com dois representantes da Rede do Recife. A equipe PH Robótica, da E.M. Padre Antônio Henrique, conquistou a segunda colocação, enquanto o time Águia de Prata, da E.M. Antônio Farias Filho, arrematou medalha de bronze. E não para por aí. Nas categorias extras, a Rede Municipal do Recife também obteve destaque, com duas equipes garantindo medalha no prêmio “Melhor Escola Pública”, tendo a The Diamonds Robots (E.M. Antônio Farias Filho) como vencedora no Nível 1 e As Poderosas da Robótica (Utec Largo Dom Luís) no Nível 2. 

No prêmio de ‘Melhor Robustez’, a Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano ficou com o prêmio do Nível 1, assim como a equipe Amobótica, da Escola Municipal Arquiteto Alexandre Muniz de Oliveira, que levou a medalha de “Melhor Dedicação” no mesmo nível. 

“A gente fica super feliz, primeiro por estar retomando a competição após dois anos, e principalmente por ter acontecido dentro de uma escola municipal, o que acaba incentivando ainda mais os estudantes da nossa rede. Ver os nossos alunos presentes em tantas premiações nos deixa muito felizes. Estamos na torcida pelos nossos pernambucanos na última fase da competição”, comemorou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 
Fotos: Havi