Robótica na Escola

imagem de Bella
Kits do Programa de Robótica presente nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Foto:Felipe Soares/SETE

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, visando ampliar a qualidade do ensino, que constitucionalmente está sob sua responsabilidade, vem investindo maciçamente em tecnologias diversas, voltadas para a educação, como recursos a mais no processo de aprendizagem dos estudantes e na formação continuada de seus professores. Nesse contexto, surgiu o Programa de Robótica na Escola que introduziu e vem desenvolvendo projetos educacionais com o uso de determinadas tecnologias no processo de mediação da aprendizagem; de modo a contemplar o desenvolvimento de dinâmicas mais lúdicas, auxiliar na demonstração e melhor compreensão de conceitos, estimular o trabalho em equipe e, portanto, a participação e colaboração entre os sujeitos do processo.

As atividades com a robótica nas escolas da rede municipal de ensino do Recife são desenvolvidas através de três linhas de ação: Robótica de Encaixe, Robótica com Ferramentas e Robótica Humanoide.

A Robótica de Encaixe estimula a criatividade e o trabalho em equipe nas crianças desde os primeiros anos. Os kits de montagem contém duas linhas de atuação: blocos não programados, que atendem aos estudantes da educação Infantil, 1º ao 5º ano, e EJA, e blocos programáveis para educandos do 6º ao 9º ano, trabalhando com eletrônica e programação.

A Robótica com Ferramentas permite que os estudantes construam robôs e protótipos de objetos da vida real com materiais reciclados e a utilização de software livre, estimulando a criatividade. Envolve mecânica, eletrônica e programação, servindo para os estudantes do ensino fundamental.

A Robótica humanoide utiliza robôs com aparência humana para realizar diversas atividades com fins educacionais. Os robôs têm papel interativo com os estudantes em diversas áreas do conhecimento, além de ser um recurso tecnológico apropriado para a inclusão de pessoas com deficiência. A linha de robótica avançada está disponível para a educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.

O Programa já está contribuindo, desde 2014, na implantação de uma nova cultura escolar, permeada pelo desenvolvimento de atividades inovadoras que motivem e mobilizem professores e estudantes para um trabalho escolar colaborativo a fim de propiciar a construção coletiva, a autoria, a criatividade, a resolução de problemas e a socialização do conhecimento de forma articulada e integrada aos componentes curriculares numa perspectiva interdisciplinar, em plena sintonia com a natureza dos conhecimentos que são requeridos para as atividades no campo da robótica.

Todas as ações vêm sendo desenvolvidas em sintonia com a Política de Ensino da Rede na perspectiva de contribuir para ampliar as possibilidades de aprendizagens dos estudantes, considerando os princípios do direito do estudante a uma educação com qualidade social, inclusiva e sustentável. Nesse sentido, foram realizadas formações com professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes.

Credito para imagens do carrossel

Fotos: Ronaldo Almeida/SETE

Vídeo