Roda de conversa sobre a Pessoa com Deficiência encerra as atividades da Semana Nacional do Trânsito

imagem de Bella
Foto: Rauni Muniz/DETEC

Na manhã desta segunda-feira (25) foi realizado, no Sesc Santo Amaro, uma Roda de Conversa Sobre a Pessoa com Deficiência no Trânsito, evento organizado pela Companhia de Transito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Assistiva.

Taciana Ferreira, presidente da CTTU, participou do evento que encerrou a Semana Nacional do Trânsito. "O objetivo da Roda de Conversa é exercitar a inclusão na comunicação, para que nossos agentes, que são os que fazem a CTTU nas ruas, possam atender as diferentes formas de comunicação". O público-alvo do evento foram os cerca de 60 agentes de trânsito, técnicos e a diretoria da companhia. 

No começo do encontro, a Trupe da CTTU, grupo teatral do órgão, encenou uma das peças executadas nas escolas para a conscientização dos estudantes. Durante a peça foi abordada a necessidade de se usar os equipamentos de segurança, atravessar na faixa, a maneira correta de conduzir um pedestre deficiente na travessia de ruas e não avançar o sinal vermelho. 
Após a apresentação da Trupe, René Hutzler, pedagogo, professor e presidente da Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe), deficiente auditivo, interpretado pela intérprete de libras Eliane, palestrou sobre o que é a deficiência auditiva, quais suas características e as formas de comunicação.

A mesa de diálogo também foi composta pela professora Adilza Gomes, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Assistiva da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (Detec) que falou sobre o uso de aplicativos assistivos no auxílio na comunicação; pelo professor Gustavo Dantas, que é cego, e contou um pouco sobre suas experiências como professor e o auxílio da tecnologia no seu dia a dia; e pelo também deficiente visual, professor Paulo Fernando, presidente da Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife.
Para Francisco Irineu, coordenador do programa de educação para o trânsito, a roda de conversa foi um meio importante de sensibilizar os agentes de transito para a causa da pessoa com deficiência.