Sétima arte e literatura são instrumentos de incentivo à leitura

imagem de Cáthia
Estudantes da Escola Rozemar de Macedo produziram livro e filme sobre o bairro de casa Amarela. Cortesia

A curiosidade de uma turma de 20 alunos, do 4º ano do Ensino Fundamental, sobre a origem do nome do bairro de Casa Amarela, resultou num livro e no documentário “Nosso bairro, nossa história!”, que foram lançados na noite da última terça-feira (19), no Sesc de Casa Amarela por estudantes da Escola Municipal Rozemar de Macedo.  As produções foram realizadas sob orientação da professora Sandra Amorim.

A professora aliou várias áreas do conhecimento para desenvolver o projeto. “Todos os estudantes da escola frequentam muito a biblioteca como forma de estimular a leitura e, a partir desta prática, tiveram a ideia de produzir o próprio livro. Leram várias publicações e pesquisaram em sites a história do bairro e a origem do nome. Neste projeto conseguimos estudar história, melhorar a escrita e leitura, fazer parágrafo, utilizar pontuação e produzir roteiro, além de reconhecer sites e notícias confiáveis”, contou.

Durante o evento, os estudantes apresentaram cada etapa para a produção do livro e do filme, em seguida autografaram os exemplares para os pais e equipe da escola e por fim assistiram pela primeira vez ao filme escrito por eles e editado por Sandra. A produção está inscrita no Encontro Municipal do Audiovisual do Recife (Emcine).

Kaique Henrique, 11 anos, ficou emocionado e satisfeito com o resultado do trabalho que realizou com os colegas. “No começo foi difícil porque eu lia e escrevia pouco, mas com o tempo eu fui aprendendo a escrever melhor. Adorei conhecer a história do bairro e fazer o filme foi melhor ainda”, comemorou.

“O incentivo à leitura e a produção textual são essenciais nesta fase escolar. O conhecimento adquirido durante a produção deste trabalho vai marcar a vida acadêmica e pessoal destes estudantes. A escola, a professora e os estudantes estão de parabéns”, elogiou Ana Cristina Avellar, gerente de Anos Iniciais.

O gestor da unidade escolar, Carlos Figuerôa, disse que a escola promove rodas de leitura diariamente na biblioteca e que os equipamentos estão disponíveis para os projetos dos professores. “Eles utilizaram tablet para pesquisa e produção de texto, além do acervo da biblioteca. Os pais também se envolveram muito no projeto ajudando nos registros com os próprios celulares”, explicou.

Prestigiaram o evento os professores do atendimento educacional especializado Claudia Figuerôa e Williams Freitas; Antônia Mandes, da equipe de Cinema (SeteCine).