A Secretária de Educação do Recife promove palestra e exposição no Rec’n’Play

imagem de flavia
Foto: Cortesia

A Secretária de Educação do Recife promoveu, na última quarta-feira (7), a palestra “Tecnologia Assistiva e Inclusão”, ministrada pelas professoras Adilza Gomes e Naidja Laureano, do Núcleo de Tecnologia Assistiva, no Porto Social, Bairro do Recife. O encontro faz parte da programação do Rec’n’play, evento voltado para experiências digitais criativas, com palestras, oficinas e debates que abordam assuntos tecnológicos.

Adilza Gomes e Naidja Laureano apresentaram as ferramentas de acessibilidade usadas na rede municipal de ensino do Recife, nas salas bilíngues e pelos estudantes. Elas falaram do Livox, aplicativo de comunicação alternativa desenvolvido para o aprendizado e comunicação de pessoas com deficiência e dificuldade de aprendizagem. Além disso, as professoras ainda mostraram quanto o Recife vem avançando na questão da inclusão e na garantia do direito de todos.

“Ficamos muito felizes, porque as pessoas que ali chegaram estavam realmente dispostas a aprender sobre inclusão, e de certa forma também acrescentaram em nossas vidas. Foi um momento de aprendizado para todos”, concluiu Naidja.O público da palestra foi composto por estudantes universitários e empresários de vários ramos da tecnologia de Pernambuco e de outros Estados, inclusive dois dos participantes eram deficientes, um visual e outro auditivo. A secretaria de educação ainda contribui para o Rec’n’play com uma Exposição de Metarreciclagem, no Cais do Sertão, durante toda programação, que termina no dia 11 de novembro.