Secretários Municipais de Educação de capitais brasileiras visitam o Recife e trocam experiências exitosas

imagem de Guilherme Vila Nova
Gestores se reuniram com o secretário Fred Amancio para debater sobre Bônus de Desempenho Educacional, Educação Inclusiva e Educação de Tempo Integral. Foto: Paulo Melo/PCR

O Secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, recebeu, nesta quinta-feira (3), a visita de secretários municipais de Educação de nove capitais brasileiras. Os gestores conheceram importantes espaços, que fazem parte do desenvolvimento da Rede Municipal da cidade, além de debater e entender melhor como é feita a educação no Recife. Estiveram na capital pernambucana os secretários municipais de Florianópolis/SC, Porto Alegre/RS, Salvador/BA, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Luís/MA, Porto Velho/RO, São Paulo/SP e Belém/PA.

Na rota, foram realizadas visitas ao Centro de Tecnologia da Secretaria de Educação do Recife (CETEC), onde o secretário do Recife apresentou a Escola Municipal para Aulas Digitais (EMAD), destrinchou o funcionamento do EducaRecife e contou sobre a renovação dos equipamentos tecnológicos para professores, escolas e estudantes, além de apresentar a estrutura do Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), no Compaz Miguel Arraes, e os laboratórios de formação da Primeira Infância e Unidade de Tecnologia, localizados no Compaz Ariano Suassuna.

“A gente começou esse movimento ainda no ano passado com o objetivo de trocar experiências e fazer com que pudéssemos entender os acertos, desafios e boas práticas, e tem sido muito importante. Estar em Recife é muito simbólico, porque tem muita tecnologia e inovação social acumulada aqui que merece ser compartilhada, porque representa muito do nosso país”, comentou Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Passaram pela capital pernambucana os secretários municipais de Educação, Maurício Pereira (Florianópolis/SC), Sônia Maria (Porto Alegre/RS), Otávio Marcelo Matos (Salvador/BA), Maria Sílvia Bacila (Curitiba/PR), Renan Ferreirinha (Rio de Janeiro/RJ), Caroline Marques (São Luís/MA), Gláucia Medeiros (Porto Velho/RO), Fernando Padula (São Paulo/SP) e Márcia Mariana Bittencourt (Belém/PA).

"Todas as nossas reuniões se caracterizam em grandes momentos de experiências das nossas ações nas diferentes capitais. Todas as capitais com as suas grandes potências e que nos permitem aprender com as diferenças e singularidades de cada cidade. É uma grande oportunidade, da qual sou grata em participar”, contou Maria Sílvia, secretária municipal de Educação de Curitiba, no Paraná.

Durante a tarde, em reunião com Fred Amancio, os secretários puderam debater sobre o bônus de desempenho educacional e gestão por resultados; experiências, profissionais e perspectivas da educação inclusiva e as experiências exitosas, oportunidades e principais desafios da educação em tempo integral.

“Tivemos um dia bastante positivo, onde pudemos trocar experiências de acordo com a vivência e os projetos de cada capital. É muito bom quando podemos nos reunir com secretários de outros estados para mostrar um pouco do grande trabalho que é feito na Educação do Recife, assim como colher novas ideias para implementar na nossa rede”, comemorou Fred Amancio.

Fotos: Paulo Melo/PCR