Secretaria da Educação do Recife participa do Mobility & Show Nordeste

Foto: Paola da Silva/Detec

A Secretaria de Educação do Recife participou do evento Mobility & Show Nordeste, realizado de 24 a 26 de novembro, no shopping RioMar, localizado no bairro do Pina. Na manhã do ultimo sábado (25) Adilza Gomes, Camila Silveira e Gustavo Dantas professores do Núcleo de Tecnologia Assistiva fizeram palestra sobre aplicativos acessíveis.

O intuito da palestra foi falar sobre as tecnologias assistivas utilizadas na rede municipal de ensino do Recife no contexto educacional, considerando a aprendizagem e a inclusão de todos como uma ação importante no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Durante o evento, Adilza Gomes, coordenadora do núcleo de tecnologia assistiva, explanou sobre a estrutura que a rede municipal de ensino possui para acolher os estudantes deficientes. “Dentro do trabalho da secretaria de Educação estamos avançando muito na questão de políticas de inclusão. Nós temos uma divisão de educação especial, onde trabalham a questão da inclusão, nas escolas, temos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A rede hoje dispõe de 114 salas de recursos multifuncionais", disse. A professora ainda ressaltou a importância dos equipamentos para a inclusão. "As unidades escolares também possuem tablets de 12 polegadas multitoques que facilitam a aprendizagem dos estudantes", completou Adilza.

O docente Gustavo Dantas, por sua vez, apresentou aos participantes aplicativos que podem ser instalados, de maneira gratuita ou pagos, em celulares ou tablets.  Alguns aplicativos citados foram Librazuka, Teach me, KnfbReader reader e NantMobile Money Reader.

Para a professora Marcela Correia, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) de Abreu e Lima, a experiência de levar seus alunos para participar da palestra de tecnologia assistiva foi reveladora. Marcela salientou que saber abordar com educação um deficiente é muito importante. "Aprendemos hoje que a maneira de abordar um deficiente visual, cadeirante ou auditivo é muito importante. Temos que ser educados com as pessoas", constatou a professora.