Secretaria de Educação abre inscrições para o concurso “Educação do Recife contra o Aedes Aegypti”

imagem de Guilherme Vila Nova
Dividido em quatro categorias, certame contempla estudantes de todas as etapas de ensino da Rede Municipal; inscrições seguem até o dia 12 de abril

A Secretaria de Educação do Recife abre, nesta segunda-feira (11), inscrições para o concurso “Educação do Recife contra o Aedes Aegypti”. A iniciativa, que visa incentivar a participação ativa dos estudantes em ações de mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, contempla estudantes de todas as etapas de ensino da Rede Municipal. A ideia é produzir informações que visem o combate e a conscientização dos perigos relacionados ao aedes aegypti.

Até o dia 12 de abril, os estudantes interessados podem se inscrever, de forma gratuita, diretamente nas suas respectivas escolas. O concurso é voltado para estudantes da Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Correção de Fluxo; e Travessia.

O certame está dividido em quatro categorias: desenho (estudantes do grupos IV e V da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental); cartaz (estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, Módulos 1 e 2 da EJA I e Correção de Fluxo - Alfabetização); histórias em quadrinhos (estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, Módulos 3 e 4 da EJA I e Correção de Fluxo - Aceleração); e vídeo (estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, EJA II e Travessia).

Os trabalhos submetidos deverão acompanhar os seguintes requisitos: desenho: individual e em papel A4; cartaz: elaborado em grupos de até 4 participantes e em cartolina; histórias em quadrinhos: produzidas em grupos de até 4 participantes, elaboradas em papel A4, em uma folha e apenas frente; vídeo: produzido em grupos de até 4 participantes, em formato mp4, com duração de 1 a 3 minutos e com extensão máxima de 100MB.

O concurso contemplará 12 trabalhos, distribuídos em três colocações para cada categoria. A seleção ocorrerá em duas etapas: a primeira pela escola e a segunda pela Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica (SEGP). Os trabalhos premiados serão compilados em um e-book, destacando as produções mais bem avaliadas em cada categoria.

A exposição dos trabalhos vencedores será realizada na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), proporcionando à comunidade educacional a oportunidade de conhecer as iniciativas destacadas no concurso.

Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: o primeiro lugar receberá uma bicicleta e um kit literário; o segundo lugar será contemplado com um kit pedagógico e um kit literário; e o terceiro lugar receberá um kit literário. Este concurso visa não apenas premiar, mas também sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do combate ao Aedes Aegypti e a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito.

CONFIRA O REGULAMENTO AQUI