Secretaria de Educação do Recife comemora resultados do Saepe

Rede municipal de ensino do Recife teve seu maior crescimento na série histórica do Saepe, que avalia os alunos do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Foto: Felipe Soares/SETE

Na manhã desta terça-feira (26) a Secretaria de Educação do Recife divulgou e comemorou os resultados obtidos pela Rede Municipal de Ensino do Recife no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). O evento, que foi sediado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, ainda contou com uma palestra sobre “A importância da avaliação da educação básica”, ministrada pelo professor José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No primeiro momento os participantes foram recebidos com uma apresentação cultural da Banda Paulo Freire. Logo após, houve a composição da mesa, no qual estavam presente o Secretário da Educação Jorge Vieira, o Secretário Executivo de Gestão Pedagógica Rogério Morais, a Secretária Executiva de Gestão de Rede Rossana Albuquerque, a Gerente Geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico Renata Jatobá e o palestrante Professor José Francisco Soares.

O Secretário Jorge Vieira parabenizou os agentes envolvidos no processo de aprendizagem dos estudantes e apresentou os resultados e o desempenho da rede. “A Rede Municipal do Recife atingiu, em 2016, a maior nota e o maior avanço na série histórica do Saepe. As disciplinas de matemática e português mostraram bons resultados nos três anos de avaliação”, pontuou. O secretário ainda ressaltou a importância do trabalho de equipe. “Estamos comemorando porque esse é um resultado importante e mostra que o nosso trabalho está na direção certa”, disse.

Em seguida, o professor José Francisco Soares falou sobre A importância da avaliação da educação básica. Os temas abordados pelo docente foram matrículas, taxas de aprovação e reprovação, indicador de nível socioeconômico e o avanço significativo do Recife no Saepe. “Não estamos celebrando o índice ter aumentado, estamos celebrando que mais crianças aprenderam o que precisam pra vida”, avaliou.

No segundo momento, as unidades de ensino foram homenageadas pelo aumento significativos dos resultados de proficiência no Saepe. Foram entregues certificados de mérito às 40 escolas com melhores médias de proficiência e/ou mudança de padrão de desempenho. Também teve entrega de certificados às 156 escolas que tiveram evolução especifica, com variação positiva e entrega de certificados às 150 unidades escolares pela participação de no mínimo 80% dos estudantes.

Maria de Lurdes Matias, gestora da Escola Municipal Escritor Josué de Castro, ressalta a importância do trabalho conjunto de toda a escola, “Essa é uma homenagem pra toda equipe: gestão, coordenação, professores. Toda equipe trabalhando unida e com compromisso”, comemora.

FotoS: Felipe Soares/SETE