Secretaria de Educação do Recife entrega laboratórios itinerantes de formação da Primeira Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação faz parte da programação da Semana do Bebê 2022, que conta com mais de 350 atividades e se estende até o próximo domingo (28). Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Quando um projeto dá certo, merece ser expandido. Foi pensando nisso que a Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Primeira Infância, resolveu dar movimento ao Laboratório de Formação da Primeira Infância. O espaço funcionará de forma itinerante, montado em dois caminhões totalmente equipados e adaptados para rodar a cidade levando valiosas informações para profissionais das diversas áreas da Primeira Infância, além das famílias. O equipamento foi oficialmente entregue nesta terça-feira (23), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, contando como uma das mais de 350 ações da Semana do Bebê 2022. 

Durante a tarde, foram realizadas formações com os temas “Vivências e Estímulos na Infância” e “Princípios do Cuidar, Educar e Brincar - Inspirações Piklerianas”, para famílias do Programa Mãe Coruja e profissionais da educação, respectivamente. Os cursos foram ministrados por Tetê Brandão, especialista em Educação Infantil, e pela pedagoga Camila Domingues. Além disso, o festejo de inauguração dos equipamentos ainda contou com oficinas para crianças.

"Hoje é um dia muito especial para a educação, mas especialmente para a primeira infância do Recife. Esses dois laboratórios itinerantes nasceram a partir de um primeiro projeto que inauguramos ano passado, que foi o laboratório de formação da primeira infância. A gente sentiu, a partir dessa primeira experiência, a importância de ter um equipamento que pudesse chegar nas comunidades, nas escolas, nas creches, nos equipamentos do Mãe Coruja. Enfim, em todos os lugares que trabalham com a primeira infância para poder oferecer formações", detalhou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Nycole Esterfhany, de 20 anos, está grávida de seis meses e, ao acompanhar a formação, confessou se sentir mais segura para o parto de Lucas, seu primeiro filho. “É muito importante para nós, mães, que estamos sempre cheias de dúvidas e inseguranças, poder participar de formações como essas. É a primeira vez que vejo algo assim acontecendo na cidade e é muito bem pensado, porque nem todo mundo pode ficar se deslocando para participar, então esses caminhões vão levar oportunidades para todas as famílias”, disse ela, que faz parte do Programa Mãe Coruja. 

Em um formato totalmente pioneiro, o laboratório é um espaço de atenção à Primeira Infância destinado a formação dos profissionais da área e cuidadores acerca de diversos temas relevantes, como: iniciação à leitura, interatividade com a natureza, cuidado, afeto, alimentação saudável, práticas familiares, importância do brincar, entre outras atividades importantes no desenvolvimento integral das crianças. O Laboratório de Formação da Primeira Infância visa também a realização de formações de profissionais de Primeira Infância, bem como estender aos pais e cuidadores, para fortalecer a rede de cuidados com as crianças, além de orientar os profissionais em relação a construção de estímulos motores e sensoriais, apropriados para cada faixa etária.

"Estes equipamentos são de muita qualidade. Embora pareça singelo, podemos passar para a cidade inteira que a primeira infância é algo concreto e prioritário para a cidade. E é prioritário não no discurso, mas nas nossas ações.Dentro da estratégia de fortalecimento de vínculos da primeira infância, da educação, da ampliação do acesso e melhoria da qualidade, não é possível fazer tudo apenas com uma frente. É muito complexo. Foi numa reunião dessas que surgiu o interesse de a gente poder se aproximar das pessoas e literalmente conseguir chamar atenção da cidade para a primeira infância", festejou o prefeito João Campos.

Quem também celebrou a entrega foi a secretária executiva de Primeira Infância do Recife, Luciana Lima, que reforçou a importância do projeto para a cidade. “Este é um equipamento tão potente que precisava de uma solução para levá-lo para todos os cantos da cidade. Assim, estaremos levando um serviço de qualidade, com formações dos diferentes aspectos da Primeira Infância para todos os lugares. As atividades possuem oficinas sensoriais, envolvendo corpo, movimento, produção de materiais e incentivo à leitura, que é basicamente o nosso mote da Primeira Infância”.

A entrega dos laboratórios compõe a programação da Semana do Bebê do Recife, que está com mais de 350 ações espalhadas pela cidade. O evento teve início na última segunda-feira (22) e se estende até o domingo (28), com o objetivo de ressaltar um olhar especial da capital pernambucana para a primeira infância, além de reforçar a importância de projetos e programas voltados para o tema. 

 

Fotos: Paulo Melo e Rodolfo Loepert/PCR