Secretaria de Educação do Recife lança campanha contra o abandono e a evasão escolar

imagem de Paulo H

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Gestão de Rede, iniciou na última quinta-feira (17) as atividades da campanha Busca Ativa Escolar. A iniciativa, coordenada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), busca garantir que todas as crianças e adolescentes estejam na escola dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, procura conscientizar também os diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, incluindo a sociedade em geral, sobre o abandono e a evasão escolar, taxas educacionais que se agravaram muito neste período pandêmico. 

Desde 2019, a Prefeitura do Recife aderiu ao Busca Ativa Escolar. Com a readesão, em fevereiro deste ano, a gestão municipal passou monitorar todo este cenário, através de identificação, registro, controle e o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, sobretudo neste momento de crise. Diante disso, o programa tem tido um papel estratégico, pois conta com um desenho intersetorial que pode atender às várias políticas públicas, além da educação. 

“A Busca Ativa Escolar tem um papel primordial na busca desses estudantes que estão fora da escola, pois essa atual crise causada pela pandemia da Covid-19 assevera esse risco de evasão. As aulas em alguns estados e municípios estão acontecendo de forma remota e isso faz com que as taxas de abandono e evasão escolar cresçam. Então, o principal foco do trabalho realizado pela Secretaria de Educação do Recife é fazer com que não tenha nenhuma criança ou adolescente fora da escola”, diz Janaína Bezerra, gerente de Gestão de Rede. 

Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18) a equipe da Secretaria Executiva de Gestão de Rede realizou encontros virtuais com as equipes de gestão com o intuito de conscientizar as escolas sobre a importância de cada uma assumir o papel central nas ações dessa busca, pois assim é possível identificar os estudantes que estejam em risco de abandono e traçar ações estratégicas que possam prevenir a saída deste estudante.  “Foram reuniões bastante produtivas, pois contamos com um grande número de participantes que atuam na gestão das escolas que contemplam as turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental”, pontua Janaína. 

Na ocasião, foi apresentada também a cartilha “Busca Ativa Escolar - Nenhum a menos na Escola”, desenvolvida pela equipe técnica do Programa Busca Ativa Escolar, sob a coordenação da Executiva de Gestão de Rede. No documento, disponível no link abaixo, os gestores das unidades escolares encontrarão todos os objetivos e estratégias que podem ser aplicadas no processo de busca dos estudantes que estão fora da escola. “Nosso maior objetivo é implantar e aprimorar políticas públicas que visam a redução das desigualdades e garantam os direitos das crianças e dos adolescentes previstos nas legislações vigentes”, ressalta a gerente.

 

Cartilha Busca Ativa Escolar - Nenhum a menos na Escola