Secretaria de Educação do Recife lança projeto para estimular o interesse das crianças por Ciências

Cerca de 600 estudantes com idades entre 4 e 6 anos aprenderão Ciências através de experimentos científicos. Foto: Luciano Ferreira/PCR

Com o objetivo de estimular o interesse das crianças pela Ciência por meio de experimentos, a Secretaria de Educação do Recife lançou, nesta segunda-feira (14), o Projeto Sid, o Cientista. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, onde o projeto foi apresentado aos alunos dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, as atividades serão desenvolvidas em seis escolas, contemplando cerca de 600 estudantes dessas séries, com idades entre 4 e 6 anos.

Primeiramente, os alunos da Karla Patrícia assistiram a um vídeo de apresentação de Sid e sua turma. Criado e produzido pela The Jim Henson Company e KCET, o desenho animado é exibido desde 2008 nos Estados Unidos e desde 2009 no Brasil, na Discovery Kids e depois na TV Cultura. O objetivo do seriado infantil, assim como o do projeto, é estimular as crianças a pensar, falar e trabalhar como cientistas, explorando o mundo a sua volta e questionando a razão de ser das coisas.

O projeto, sem custos para a Prefeitura do Recife, é fruto de uma parceria com o Consulado Americano e a Boeing - empresa norte-americana de desenvolvimento aeroespacial. No Brasil, a Boeing desenvolve o projeto nas cidades que sediam consulados americanos: Manaus, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e, agora, chegaram à rede municipal de ensino do Recife, através de contato feito pelo Consulado Americano da capital pernambucana.

Em fevereiro, os americanos vieram ministrar formações, com demonstração de experimentos, para 40 professores, coordenadores e técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação. A Boeing enviou todo o material necessário: livros e DVDs com sugestões de atividades, lupas, lápis hidrocor e materiais para experimentos.

Já os alunos receberam um livreto que será usado nas aulas e um diário de bordo em que vão desenhar ou escrever sobre o que aprenderam em cada aula. "Sid é muito curioso, gosta muito de perguntar e investiga tudo. Ele anota tudo que aprende no diário de bordo e sempre usa uma lupa, que é uma ferramenta de cientista,  para explorar o mundo e ver tudo maior", disse Ana Flávia Rolim, chefe de Divisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Recife, em conversa com os pequenos.

De acordo com Andréa Castro, chefe de Divisão de Anos Iniciais, todo o material do projeto está em consonância com a Política de Ensino da rede municipal. "Estamos oferecendo mais um recurso metodológico para os professores, para que eles tornem a iniciação científica mais dinâmica e lúdica. A linguagem infantil do Sid é ótima para atrair a atenção dos alunos e despertar o interesse pela pesquisa, aguçando a curiosidade". Segundo Andréa, o projeto também será desenvolvido nas Escolas Municipais Edite Braga, Mércia Albuquerque, Professor Manoel Torres, Lutadores do Bem e Escola Municipal dos Remédios.

A professora Maria Vieira, do 1º ano da Escola Karla Patrícia, disse que vai conseguir encaixar os experimentos do Sid de forma interdisciplinar. "Achei o projeto muito bom, gostei muito da formação e de lá já saí com várias ideias. É uma ferramenta a mais para estimular os meninos. E o melhor é que os assuntos não fogem das aulas que estavam programadas. A diferença é que elas vão ficar mais dinâmicas", avaliou a docente.

Um dos alunos que mais se animou depois de assistir ao desenho do Sid e receber uma lupa foi Wagner Valmir Viana da Silva, 6 anos, estudante do 1º ano. "Acho que consigo fazer os experimentos que Sid faz. Adorei quando ele ficou vendo o tatuzinho na lupa. A aula vai ficar muito mais legal", disse o menino, que é muito curioso e questionador, segundo a professora Maria Vieira.

PROJETO SABIAH! - Outro projeto de ensino de Ciências da rede municipal é o Sabiah! - este com foco nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A ação, que também objetiva trabalhar com o ensino de Ciências por meio de práticas experimentais de investigação, é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Abramundo - empresa brasileira especializada em metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental. A Abramundo apoia escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros a desenvolverem programas de educação em Ciências.  Foram implantados laboratórios de Ciências nas cinco Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTI) da rede municipal de ensino e salas temáticas de Ciências em outras unidades de Anos Finais.