Secretaria de Educação do Recife lança Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAERE)

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa foi evidenciada durante o 6º Seminário do Recife: Escola? Presente!, realizado nesta quarta (13) no Teatro Guararapes. Foto: Paulo Melo/PCR

Por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, a Secretaria de Educação do Recife lançou, nesta quarta-feira (13), no Teatro Guararapes, o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Recife (SAERE), em convênio com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CaED/UFJF), em Minas Gerais. O lançamento foi realizado durante o 6º Seminário Recife: Escola? Presente!

O Saere, que será aplicado do 1º ao 9º ano, envolvendo cerca de 65 mil estudantes, tem como principal propósito utilizar a avaliação como instrumento de intervenção na Rede Municipal do Recife, desempenhando ações ao longo de 2022 que consistem em avaliações formativas, atividades digitais, seminário de compartilhamento de resultados e o desenvolvimento profissional. O instrumento funcionará como um indicador que apontará quais são as intervenções que cada professor vai precisar realizar com seus alunos, tendo um olhar individual das necessidades de cada um. 

“Esta é uma ferramenta nova, que está sendo utilizada pela primeira vez em Pernambuco. Pouco municípios no País fazem o uso dele. Essa é uma avaliação que vamos fazer ao longo de todo o ano, mas sem a pretensão de fazer medições ou estabelecer notas, mas sim de possuir uma ferramenta para ser utilizada pelos nossos professores dentro das escolas, para ajudar a fortalecer o processo de aprendizagem desses estudantes”, detalhou o Secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

O sistema também fará uma avaliação de fluência e leitura dos estudantes, sendo os de anos iniciais analisados a escrita, e dos anos finais a leitura. A partir daí, será realizada uma análise de como os alunos da Rede Municipal de Educação estão se desenvolvendo para saber as estratégias pedagógicas que serão adotadas para a realização de um avanço na aprendizagem desses jovens. 

“Este Sistema de Avaliação da Educação Básica do Recife vem com uma grande missão, que não tem a ver exatamente apenas com as dimensões avaliativas, mas sim com a avaliação formativa. Olhar para os resultados, se debruçar sobre eles e replanejar as metodologias faz com que a educação do município possa avançar, e é isso que queremos. À medida que os resultados forem sendo apresentados, queremos aprofundá-los e estudá-los para que os conteúdos e componentes curriculares possam ser replanejados de acordo com as necessidades”, complementou Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica. 

Ao todo, o Seminário do Recife: Escola? Presente! tem por objetivo promover um momento de reflexão para as práticas pedagógicas que precisarão ser implementadas frente aos novos desafios enfrentados pela educação. 

A programação do evento contou com uma palestra sobre Educação Socioemocional ministrada pelo historiador e professor Leandro Karnal, evidenciando a preocupação da Secretaria de Educação do Recife com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais do século XXI dos estudantes e profissionais da Rede. 

Regina Shudo, pedagoga pós-graduada em Metodologia de Ensino, também fez a sua contribuição trazendo o tema ‘Alfabetização e Avaliação’, com o intuito de recompor a aprendizagem por meio da ação mais importante para a vida escolar dos estudantes, que é a alfabetização. A programação do seminário segue até o final desta quarta-feira (13).