Secretaria de Educação do Recife participa de Encontro da Rede de Escolas Criativas

imagem de Guilherme Vila Nova
Recife conta atualmente com dez escolas municipais selecionadas para participar da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa; evento aconteceu na cidade de Boston, nos Estados Unidos

Selecionada para o Programa Nacional Escolas Criativas, a Secretaria de Educação do Recife participou, na última semana, em Boston, nos Estados Unidos, de um encontro promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO, a iniciativa visa fomentar a adoção de práticas educacionais sustentáveis que tornem a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva. O programa prevê impactar cerca de 500 mil estudantes na faixa etária de 6 a 12 anos, em 20 redes de ensino estaduais e municipais, até o final de 2024.

Durante o encontro, que aconteceu entre os dias 07 e 10 de abril, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, e a secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, Lígia Stocche, participaram de uma série de compromissos. Os gestores municipais iniciaram a extensa agenda visitando o Media Lab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Por lá, Fred e Lígia conversaram com um grupo de pesquisadores e conheceram de perto o trabalho internacional, que é pioneiro na área de design de tecnologias inovadoras para a educação e a promoção social.

Estes pesquisadores desenvolvem tecnologias, atividades e metodologias para envolver crianças e jovens, de todas as origens, em experiências criativas de aprendizagem, para que possam desenvolver seu pensamento, suas vozes e suas identidades. É um grupo profundamente comprometido em trazer mudanças para um mundo e melhorar a vida dos alunos, especialmente aqueles de comunidades que enfrentam desigualdades e injustiças sistêmicas. A programação contou ainda com rodas de discussão e reflexões sobre políticas públicas para adoção da aprendizagem criativa e visita à escola Acera.

Atualmente, dez escolas da Rede Municipal do Recife integram o programa, impactando cerca de 3000 estudantes e 150 professores. A ideia é que estas unidades de ensino participantes recebam apoios para que possam incorporar a proposta de aprendizagem criativa dentro da sua prática e ofertar uma educação mais significativa e engajante para os seus estudantes, com o envolvimento de toda a comunidade escolar. Para isso, o programa, por meio da RBAC, oferece os gestores, coordenadores, embaixadores do programa, articuladores e formadores mestres formação continuada através de mentoria especializada. Tudo isso com o objetivo de construir um conceito de aprendizagem criativa e planejamento pedagógico relevante e orgânico, com estratégias e ações que contemplem o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental dos estudantes.

“Essas escolas já participaram de formações da RBAC. Além disso, o programa forma diretamente a nossa equipe de articuladores e formadores mestres que, por sua vez, atuam em conjunto com estas unidades de ensino, realizando um trabalho de mentoria e curadoria de atividades. Este projeto também conta com o apoio do professor multiplicador das Unidades de Tecnologia (UTECs). As ações contemplaram ainda eventos de socialização de experiências de aprendizagem criativa, como a Semana do Scratch, Dia do Mão na Massa e Festival de Invenção e Criatividade, por exemplo; encontros formativos síncronos via plataforma zoom; e a semana da aprendizagem criativa, que consistiu uma formação aberta para toda a rede do Recife”, pontua Lígia.

“Foi com muita alegria que participamos, em Boston, do Encontro da Rede de Escolas Criativas. A Rede Municipal do Recife foi uma das dez selecionadas para participar do programa. E é muito importante estabelecermos um diálogo com as outras Secretarias de Educação que também fazem parte do programa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa para trocarmos experiências sobre ações, aprendizados e desafios e pensarmos juntos formas de tornar a educação mais significativa para todas as crianças, respeitando as particularidades de cada um”, diz o secretário Fred Amancio.

BRAZIL CONFERENCE 2022 – Durante sua estada na cidade de Boston, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, foi convidado para participar da oitava edição da Brazil Conference, evento realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes, radicada na cidade americana, que promove o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Este ano, a conferência aconteceu nos dias 09 e 10 de abril e discutiu temas relacionados à política, economia, cultura, educação, empreendedorismo e sociedade.

“A Brazil Conferece é um momento muito importante, pois nos faz refletir sobre os grandes desafios do nosso país. Tivemos painéis que trouxeram temas bastante relevantes para a situação do Brasil, como combate à pobreza, desigualdade, fortalecimento da saúde pública e tantos outros. Além disso, as sabatinas também foram momentos super importantes, pois contamos com a participação de vários pré-candidatos à presidência que debateram e explanaram suas propostas com foco nos grandes desafios do Brasil”, diz Amancio.

Participaram da Brazil Conferece 2022 os pré-candidatos à presidência do Brasil, Ciro Gomes, João Dória e Sérgio Moro. O apresentador de TV, e um dos maiores influenciadores do país, Luciano Huck; o ex-presidente Michel Temer; a ex-jogadora de vôlei, Virna Dias; a deputada federal, Tabata Amaral; a cantora Roberta Miranda; o ministro do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski; e a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, foram algumas personalidades que também estiveram presentes na conferência.