Secretaria de Educação do Recife participa do 1º Encontro da Rede Urban95 Brasil 2022

imagem de Guilherme Vila Nova
Secretário de Educação Fred Amancio e Luciana Lima, executiva de Primeira Infância, representam a capital pernambucana no evento; Recife foi a primeira cidade do Brasil a se tornar parceira da Urban95

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, ao lado da secretária executiva de Primeira Infância, Luciana Lima, representa a capital pernambucana, nesta terça (17) e quarta-feira (18), no Primeiro Encontro da Rede Urban95 Brasil 2022. O evento, que está sendo realizado em Boa Vista (RR), no Norte do País, reúne representantes de 24 cidades brasileiras para uma importante troca de experiências e debates que promoverão o enriquecimento na área de Primeira Infância. 

Vale destacar que o Recife foi a primeira cidade do Brasil a se tornar parceira da Urban95, uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que tem por objetivo incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. 

Na ocasião, os representantes pernambucanos irão fazer uma apresentação especial para todos os presentes detalhando um pouco sobre a governança e a intersetorialidade, alinhando esforços entre diferentes setores e departamentos  para fazer com que o Plano de Primeira Infância seja exitoso.

Os principais eixos que direcionam o projeto Urban95 englobam temas como: tomada de decisões com base em dados (coletar dados sobre crianças pequenas e seus cuidadores em cada bairro e usá-los para melhorar os recursos); espaços públicos e natureza (transformar os espaços físicos existentes em lugares onde crianças pequenas brinquem sem perigo e explorem a natureza); mobilidade para famílias (permitir que cuidadores e crianças pequenas possam caminhar ou andar de bicicleta e até mesmo encontrar serviços de saúde e creches em locais seguros e de fácil acesso) e utilização de serviços (apoiar programas e políticas que informem aos pais e cuidadores sobre o desenvolvimento da Primeira Infância e compartilhem estratégias de boas práticas para o desenvolvimento infantil). 

“Cuidar da primeira infância é um dever de todos, por isso é de grande importância um encontro como esse para que possamos realizar uma troca de experiências e buscar soluções para realidades de diferentes infâncias. Estudos de neurociência mostram a potencialidade das ligações neurais nesse período da vida e existem estudos recentes de Harvard que mostram as doenças da vida adulta com ligações de problemas ocorridos na primeira infância. Esses são alguns dos exemplos que nos embasam e mostram a importância da intersetorialização do tema”, explicou Luciana. 

MARCO LEGAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA – Em maio de 2018, o Recife aprovou o seu Marco Legal da Primeira Infância. Ele estabelece a Política Municipal para a Primeira Infância, que compreende crianças de 0 a 6 anos de idade, mulheres grávidas e seus núcleos familiares. Nele estão as diretrizes, instrumentos e competências para a formulação de políticas públicas direcionadas a esse público. Para a construção desses documentos, a Prefeitura do Recife conta com o suporte dados pela Fundação Bernard van Leer e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, envolvendo diretamente 10 secretarias municipais.

RECIFE E A PRIMEIRA INFÂNCIA - O investimento na primeira infância é considerado uma prioridade na atual gestão e a ideia é fortalecer as atividades intersetoriais de todas as secretarias da prefeitura que tenham o foco em políticas públicas voltadas para mães gestantes e crianças do zero aos seis anos de idade por meio da atuação da secretaria executiva para a primeira infância.