Secretaria de Educação do Recife promove 1º Minicurso de Informática Básica para deficientes visuais.

imagem de Bella
O minicurso está dando oportunidade aos participantes de conhecerem as funcionalidades do computador. Foto: Walyson Morais/ PCR

A Secretaria de Educação do Recife promove, até esta sexta-feira (17), o primeiro Minicurso de Informática Básica destinado a professores e demais servidores da Secretaria que são cegos ou têm baixa visão. A formação está sendo ministrada pelos professores Gustavo Dantas e Adilza Gomes, ambos do Núcleo de Tecnologia Assistiva da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. Com uma carga horária total de 20 horas, as aulas acontecem no Centro de Tecnologia, Educação e Cidadania (Cetec), na Soledade, das 8h às 12h.

Segundo o professor Gustavo, o objetivo é proporcionar aos funcionários da rede municipal de ensino acesso às tecnologias e informações disponíveis em formato digital, além de ampliar as possibilidades de comunicação. "Planejamos o curso nos baseando nas demandas dos servidores cegos ou com baixa visão”, diz o formador.

Os oitos participantes da formação estão tendo a oportunidade de conhecer o computador com mais propriedade, já que a maioria dos aparelhos não são adaptados para pessoas cegas. Para facilitar a compreensão das atividades desenvolvidas, o grupo usou um software que realiza a leitura da tela do computador. Durante as aulas, eles também foram apresentados à interface dos sistemas operacionais do Windows e acessaram a internet. Para a professora de Ciências Kátia Vila Nova, a formação desempenhará um papel fundamental na sua rotina em sala de aula. “É muito importante porque facilita o nosso acesso ao mundo digital”.