Secretaria de Educação do Recife promove atividades dentro da programação do REC’n’Play

imagem de Guilherme Vila Nova
Tecnologia e conscientização com o meio ambiente são as principais temáticas das atividades. Foto: MF Drones

Durante os dias de REC’n’Play, o Bairro do Recife também estará recheado com programações da Secretaria de Educação da cidade. Entre 18 e 20 de outubro, a Secretaria Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação (SEPTI) e Secretaria Executiva de Primeira Infância (SEPIN) montaram atividades envolvendo tecnologia e trabalhos de conscientização com o meio ambiente voltados para a educação infantil. 

Nos dias 18 e 19, a partir das 10h, o Espaço Conecta (EMPREL) estará com uma oficina de robótica humanóide, com o robô NAO. A ideia é ensinar programação de forma mais simples e divertida, utilizando o robô como parte do processo. Na parte da tarde, a Escola Técnica do Porto Digital (Laboratório de Informática 2) recebe, a partir das 14h, uma oficina de programação e pensamento computacional utilizando uma plataforma que auxilia na criação de protótipos muito usada por iniciantes na área, o arduino. 

Na sexta-feira (20), às 14h, o Laboratório 1 de Informática da Escola Técnica do Porto Digital promove a introdução à robótica com WeDo, com kits que combinam peças de hardware e software, com uma exploração criativa e trabalho em equipe. A vivência traz a introdução à lógica de programação de um jeito divertido para todas as idades.

Ainda na sexta, das 10h às 16h, a grande novidade da programação fica por conta da Arena Embarque Digital, onde estudantes do programa apresentam os principais projetos desenvolvidos por eles ao longo do curso. O Embarque Digital é um programa de tecnologia da Prefeitura do Recife, com parceria do Porto Digital, que oferta os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet com graduações totalmente custeadas pela gestão municipal. 

Entre a quarta (18) e a sexta-feira (20), a Primeira Infância também contará com atividades voltadas para as crianças com foco em tecnologia e meio ambiente. Dentro do laboratório itinerante, com a temática “Pontes para conectar as margens”, os presentes participarão de vivências promovidas pela Escola Ambiental Águas do Capibaribe e aprenderão a relacionar-se com o meio ambiente explorando os diferentes espaços naturais, culturais e de lazer da localidade. 

Além disso, também serão promovidas atividades voltadas para o pensamento computacional e cultura digital, utilizando o explorador kids, que trabalha o desenvolvimento de mentes curiosas através da programação.