Secretaria de Educação do Recife realiza lives de orientação aos pais na Semana da Pessoa com Deficiência

imagem de Paulo H
Professores da Educação Especial debatem sobre a temática da inclusão e trazem exemplos da prática cotidiana que podem ser replicadas em casa neste momento de isolamento social. Foto: Pixabay

Ficar dentro de casa sem ter o espaço da escola, sem a presença física do professor ou apoio da tecnologia assistiva tem sido um desafio para os estudantes da Educação Especial e de seus familiares e, neste momento de isolamento social, os pais se tornaram parceiros da escola no processo de desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife criou uma série de ações em ambientes virtuais para dar orientações aos familiares que podem ser replicadas em casa.

 

Nesta Semana da Pessoa com Deficiência, 24 a 28 de agosto, estão sendo feitas uma série de lives pelo canal do Youtube da Gerência de Educação Especial, no link https://bit.ly/32rb5jJ, sempre às 14h30. As rodas de conversa são com os professores da Educação Especial e os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais. Eles debatem sobre a temática da inclusão e trazem exemplos da prática cotidiana.

 

“A Semana é importante para conscientizar a sociedade sobre as práticas inclusivas de respeito às diferenças e os direitos à cidadania. Mas também é um momento de fazer com que essas práticas, que são repensadas a cada dia, não caiam no esquecimento. Quando se dá as condições adequadas, as pessoas conseguem mostrar as suas capacidades”, pontuou a gerente de Educação Especial, Adilza Gomes.

 

As lives abordarão temas como o direito de aprendizagem, o atendimento especializado em tempos de ensino remoto, tecnologias assistivas, intervenções pedagógicas e atividade remotas, entre outros. Os vídeos ficam disponíveis na rede social. Além dessas lives, a Educação Especial realizou três seminários online para que os pais tivessem orientação por meio de vídeos, livros em PDF, sugestões de filmes e participação de fóruns. Os encontros abrangeram o Autismo, a Língua  Brasileira de Sinais, e Altas Habilidades e Superdotação.

 

Outras ações - A Secretaria de Educação preparou um ambiente online, onde todo o material que venha a ser disponibilizado para os alunos da rede seja adaptado para os estudantes da Educação Inclusiva. No site Escola do Futuro em Casa (http://educ.rec.br/escoladofuturoemcasa/atendimento-educacional-especializado/), existe uma área específica para o atendimento profissional especializado, com exercícios para os alunos da Educação Especial. No youtube da Gerência de Educação Especial também existem vídeos produzidos para os alunos. No período de suspensão das aulas por conta da pandemia, os alunos da Educação Especial receberam em suas casas cestas básicas com alimentos diferenciados para quem tem restrições alimentares; atividades e materiais pedagógicos traduzidos para o sistema braille; e um catálogo com mais de 80 aplicativos assistivos direcionados para a educação em casa e com acessibilidade. Os profissionais do AEE desenvolvem atividades remotas com os estudantes, orientando e desenvolvendo atividades pedagógicas.

 

Programação da Semana da Pessoa com deficiência

DATA: 24 a 28/08/2020

HORÁRIO: 14h30, com exceção do dia 24 que será 15h30 

LINK: https://www.youtube.com/channel/UCBdBAjOJI1EQHmXI9qUYSTw

 

24/08

TEMA: A família, o direito de aprendizagem e o AEE em tempos de ensino remoto

MEDIADORA: Wânia Muniz

CONVIDADAS: Fátima Negreiros e Tereza Cristina Zidanes

 

25/08

TEMA: O trabalho remoto e as intervenções pedagógicas no ensino dos estudantes Surdos 

MEDIADORA: Isabela Gomes

CONVIDADAS: Elisabete e Nélia 

 

26/08

TEMA: Criação e adaptação de materiais para estudantes cegos 

MEDIADOR: Gustavo Dantas

CONVIDADAS: Ana Paula Valeriano  e Maria do Bom Parto

 

27/08

TEMA: Estudantes com D.I. e TEA participando das atividades remotas: experiências do AEE

MEDIADORA: Rianne Conolly

CONVIDADAS: Adriana Cunha e Gerluce Maciel

 

28/08

TEMA: Tecnologias assistivas e a intervenção pedagógica no AEE MEDIADORA: Luciana Araújo

CONVIDADAS: Patrícia Fontes e Jeyse Anny Bezerra