Secretaria de Educação do Recife realiza ação com foco na recomposição de aprendizagens dos estudantes da Rede Municipal

imagem de Guilherme Vila Nova
Formação contou com a participação de gestores e coordenadores do município. Foto: Paulo Melo/PCR

Passado o período crítico da pandemia do Covid-19 e lidando com as retomadas que estão sendo realizadas em todas as áreas, os gestores e coordenadores da Rede Municipal do Recife contaram com um apoio a mais, nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), para reorganizar e melhor planejar o dia a dia dos estudantes. É que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a formação de Recomposição de Aprendizagens com indicações didático-pedagógicas para serem aplicadas no interior das escolas, com o objetivo de auxiliar esses profissionais e reforçar ainda mais o aprendizado dos alunos.

Durante a manhã, os gestores e coordenadores receberam materiais didáticos e acompanharam apresentações com todo o embasamento teórico sobre as melhores maneiras de agir para contribuir com a evolução desses estudantes, que estão saindo, junto à sociedade, de um momento pandêmico. À tarde, o público foi dividido em grupos para a participação de workshops que demonstram na prática o que pode ser feito dentro das unidades de ensino.

“Sabemos de todo o empenho e grande trabalho dos professores nesse período de pandemia para auxiliar os estudantes, mesmo de forma virtual, mas talvez algo não tenha saído como queríamos do ponto de vista curricular, porque cada aluno possui uma realidade. Tivemos muitos recursos sendo disponibilizados e um trabalho incansável da equipe, mas a escola tem um papel para além da sala de aula, que é o convívio social e a troca de experiências entre os alunos, e isso faltou. Pensando em tudo isso, e naquilo que talvez precisamos recuperar com relação à conteúdo, organizamos esse momento”, explicou Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica.

Quem está no chão da escola e acompanha de perto os crescimentos e as dificuldades diárias aprovou a ação. “Acho excelente que tenhamos essa condução na recomposição de aprendizagem dos nossos estudantes, tendo em vista que estamos saindo de um período de pandemia, o que gerou um afastamento social entre eles e também do ambiente escolar. Agora teremos uma perspectiva melhor de como agir e um direcionamento único da Rede para esse retorno”, opinou Ana Márcia de Souza, gestora da Escola Municipal Paulo IV, na Linha do Tiro.

“Esse encontro foi muito esperado por todos nós”, garantiu Patrícia Bemvindo, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, localizada na Avenida Norte. “Na minha escola já tínhamos organizado junto às professoras os alunos que notamos ter um déficit de aprendizagem. Agora, vamos poder ter esse auxílio na parte pedagógica para saber melhor como conduzir a situação. São formações como essa que aguçam a nossa criatividade para o que vamos criar dentro das escolas para auxiliar nossos alunos da melhor maneira possível.”

Fotos: Paulo Melo/PCR