Secretaria de Educação do Recife realiza roda de conversa virtual sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

imagem de Cáthia
O objetivo do evento foi apresentar como identificar os sinais deste tipo de violência, bem como orientar sobre o fluxo, a segurança da denúncia, a realização da Escuta Especializada.

A Secretaria de Educação do Recife realizou, na última quinta-feira (10), Roda de Conversa Virtual para debater o tema Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo do evento foi apresentar como identificar os sinais deste tipo de violência, bem como orientar sobre o fluxo, a segurança da denúncia e a realização da escuta especializada.

A abertura do evento contou com a participação do diretor executivo de Gestão de Rede da Seduc, George Pereira. Participaram da conversa Valeria Nepomuceno, professora do departamento de Serviço Social da UFPE, Eduardo Paysan, gerente da Criança e do Adolescente da Prefeitura do Recife, Auridete Gouveia, da gerência de Polícia da Criança e do Adolescente da Polícia Civil de Pernambuco, além de Neto Ferraz e Necy Soares, representantes dos Conselhos Tutelares no Conselho Municipal de Educação do Recife.

O diretor George Pereira falou sobre a importância do papel dos profissionais de educação para combater este tipo de violência. “Além da responsabilidade legal de comunicar as suspeitas ou confirmações de maus-tratos contra crianças e adolescentes, cabe aos profissionais de educação uma capacitação adequada para interromper o ciclo da violência sexual contra a criança e o adolescente e, assim, dar mais chances de superar a experiência negativa da infância”, destacou Pereira.

A roda de conversa buscou dialogar com coordenadores pedagógicos, gestores e vice gestores, no intuito de que estes repassem essas informações para os professores, pais, responsáveis e estudantes, através das redes sociais disponíveis para a comunicação entre Escola/Responsáveis/Estudantes. “Apesar de isolamento social e toda a dificuldade que enfrentamos com a pandemia e apesar da distância, através destas mídias, estamos tentando chegar perto daquele aluno, daquela criança, que no momento pode estar precisando de uma ajuda, com relação a abuso, a exploração sexual. Então é a maneira que encontramos de chegar a eles, de estender a mão e ajudá-los neste momento”, explicou Mírian de Burgos, gestora na Unidade de Atendimento Social (UASE) da Seduc.

Em 2016, a Prefeitura instituiu o Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (NEVE), que atua nas 36 escolas de 6º ao 9º ano, atendendo mais de 12 mil estudantes matriculados. Criado pela Portaria 1335, o NEVE surgiu pela necessidade da própria rede em enfrentar questões relativas à violência e ao consumo de drogas e atua no combate à violência e a instauração de uma cultura pela paz nas escolas. O núcleo com pilares como a prevenção, palestras e ações em parceria com entidades como Ministério Público do Trabalho, TJPE e DPCA, entre outros. Para mais informações pelo e-mail, neve.pcr@educ.rec.br ou pelo telefone 3355-3363/3444.