Secretaria de Educação do Recife realiza Semana Municipal da Alimentação Saudável

A ação conta com móveis em miniatura que simulam ambiente de cozinha com respeito à equidade de gênero e vai contar com palestras e brincadeiras. Foto: Daniel Tavares/PCR

Com o objetivo de destacar a importância da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na primeira infância, a Prefeitura do Recife (PCR), por meio da Secretaria de Educação realiza de 4 a 12 de junho a Semana Municipal da Alimentação Saudável. A ação acontecerá 30 em creches e creches-escolas municipais que atendem crianças de 03 a 05 anos e será realizada durante o horário dos lanches, às 09h e às 14h. O lançamento acontecerá segunda-feira (4), às 9h, na Creche Esperança, que fica situada à Rua Leila Félix Karan, San Martin (vide referência no Serviço).

Entre as atividades para a Semana estão palestras, brincadeiras e preparo de refeições. A Semana Municipal de Alimentação Saudável tem como finalidade difundir a importância da alimentação saudável e segura para os alunos, além de ensinar sobre boas práticas de higiene das mãos, manipulação e cocção dos alimentos para a manutenção da saúde.

Na ocasião também serão entregues móveis infantis nas creches municipais que serão utilizadas nas dinâmicas das atividades e posteriormente em atividades internas de cada unidade. Os objetos como fogões, geladeiras e armários foram adesivados em tons cítricos e chamativos. Para o Secretário de Educação, Alexandre Rebêlo a iniciativa é importante para incluir todos os alunos, sem exceções. “Tratar a questão dos cuidados de higiene e preparo dos alimentos na escola ajuda a ampliar os horizontes dos alunos, além de estimular o respeito entre eles e ajudar a criar uma cultura de universalização das tarefas domésticas”, pontua.

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é um programa contínuo, e exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - FNDE através da Resolução nº 26 de 2013, onde a PCR realiza mensalmente ações de EAN nas unidades escolares, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida na perspectiva de segurança alimentar e nutricional dos alunos. “Durante todo o ano realizamos ações importantes como, ofertar alimentação adequada e saudável, formar as pessoas envolvidas direta ou indiretamente na oferta da alimentação escolar, promover metodologias inovadoras para o trabalho pedagógico, favorecer os hábitos alimentares regionais e culturais saudáveis e utilizar o alimento como ferramenta pedagógica nas atividades de EAN”, destaca Synara Soares, Gerente de Nutrição da Secretaria de Educação.

Semana Municipal da Alimentação Saudável

Quando – 4 a 12 de junho

Onde: 30 creches da capital

Como: vivências, práticas, palestras e brincadeiras com mobiliário em miniatura que simulam uma cozinha completa (armário, fogão, geladeira, pia)