Secretaria de Educação e CTTU lançam projeto e revista sobre mobilidade urbana e educação para o trânsito

A iniciativa pretende contemplar pelo menos 2,5 mil estudantes de dez escolas da Rede Municipal do Recife. Foto: Paulo H./Detec

A Escola Municipal de Santo Amaro foi palco do lançamento do Projeto “Tecnologia na Educação para Mobilidade Consciente”. Uma parceria entre a Secretaria de Educação do Recife, sob a coordenação da Unidade de Tecnologia de Educação - UTEC Recife, e a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU, a iniciativa visa abordar temas da mobilidade urbana, em especial a educação para o trânsito, com os estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino.

Durante o lançamento, os artistas educadores da Trupe da CTTU e da Turma da Escola realizaram oficinas com os estudantes da escola com os temas sinalização de semáforo, faixa de pedestre, limite de velocidade, leis de trânsito e meios de transporte e ciclismo. As oficinas foram realizadas de forma lúdica e fizeram uso dos equipamentos tecnológicos disponíveis na escola, como tablet, notebook, além de kits da MindLab e Lego. Enquanto os estudantes interagiam nas oficinas, os professores participavam de uma formação sobre mobilidade no trânsito, ministrada pelas equipes da UTEC Recife e da CTTU.

Em 2019 o projeto será realizado em 10 escolas municipais, com oficinas para os estudantes e formação para os professores utilizando os aparatos tecnológicos da escola. Ao todo, pelo menos 2.500 alunos, com idade de 6 a 10 anos, do 1º ao 5º Ano do ensino fundamental, participarão do projeto. Os encontros irão discutir temáticas como Desenvolvimento das cidades, Inovação, tecnologia e design de mobilidade e Resiliência e adaptação da mobilidade urbana. A metodologia das oficinas permitirá que o letramento e a oralidade dos estudantes sejam aperfeiçoados.

De acordo com o Diretor Executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, a parceria da Secretaria de Educação com a CTTU só tende a permitir que essas crianças se conscientizem e possam repassar o conhecimento no âmbito familiar. “Os pais recebem lições dessas crianças de como se comportar no trânsito e isso mostra que certamente teremos um futuro melhor. A educação é fundamental em todo esse processo de construção e de uso dos meios de locomoção da cidade do Recife”, ressaltou.

Segundo Taciana Ferreira, presidente da CTTU, a Autarquia vai realizar atividades nas escolas ao longo do mês de junho. "A partir da entrega desse material, a equipe de educação para o trânsito da CTTU vai acompanhar essas escolas. Vamos fornecer informações e materiais aos professores para motivar os estudantes a pensar em estratégias simples e eficientes que colaborem com a mobilidade urbana. Nós queremos que os nossas crianças estejam familiarizadas com a temática e, assim, tenhamos um trânsito mais humano", afirmou.

Como forma de reforçar a ação, a CTTU investiu em revistinhas Coquetel “Todos juntos fazemos um trânsito melhor”, que contam com jogos e ilustrações voltadas aos cuidados que cada um deve ter no trânsito. O lançamento da revista faz parte do cronograma de atividades executadas no “Maio Amarelo” e também estará presente nas atividades das demais escolas participantes do projeto.

A professora Sueli Surama destacou a necessidade do trabalho diário sobre mobilidade urbana e educação para o trânsito no ensino das escolas municipais. “A educação para o trânsito é um tema que precisa ser conversado sempre, uma campanha contínua, porque com isso eles irão compreender sobre a importância e ainda poderão conscientizar sua família”, comentou.

No final do evento de lançamento, os estudantes assistiram a uma apresentação teatral com o tema “Mobilidade Consciente”, encenada pela Trupe da CTTU e a Turma da Escola.

MAIO AMARELO – Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, as campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

Fotos: Paulo H./Detec