Secretaria de Educação e SERTA promovem oficinas sobre sustentabilidade na EMTI Dom Bosco

Foto: Adrielly Licia/Detec

A Secretaria de Educação, em parceria com o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), promoveu, na última sexta-feira (28), oficinas na área de sustentabilidade na Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco. Estudantes do 6º e do 7º Ano participaram da ação, que foi conduzida por técnicos pedagógicos da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (DETEC), que participam do Curso de Agroecologia do SERTA, da Diretoria Executiva de Gestão Pedagógica (DEGP), além dos professores da Unidade de Ensino.

O objetivo da ação foi implantar o Projeto de Ciência e Tecnologia sustentável na perpesctiva da agroecologia urbana, bem como transformar a escola municipal em um espaço de convivência ecológica e um centro de preservação da natureza, fazendo com que os alunos continuem no processo de preservação do meio ambiente e cuidem dos recursos naturais da escola.

Ao todo, foram realizadas seis oficinas nas salas do Laboratório de Ciência e Tecnologia, na Biblioteca e em espaços externos das escolas. A oficina “Apresentação musical e oficina de Rap pensando a sustentabilidade” foi ministrada pelo professor Álfio Mascaro, da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, mais conhecida como barco escola; “Análise de solo e de água” e “Reaproveitamento de 100% das frutas” foram conduzidas pelo professor Leandro, coordenador do Laboratório de Ciências e Tecnologia da EMTI Dom Bosco e Paulo César, aluno do Serta; “Chroma Key: pintura de uma parede e utilização de aplicativo para produção de imagens em diversos cenários” foi realizada por Mônica Oliveira, da equipe de Cinema da Detec.

Os estudantes ainda participaram das oficinas “Plantio de mudas” e “Pinturas de pneus para serem usados como vasos e jardinagem” conduzida pela professora Claudia Simone Almeida, da Detec, Jerrana Cantarelli, da Escola Ambiental Águas do Capibaribe e Matheus Lins, do SERTA. Cleoneide Brito, chefe da divisão de Inovações Pedagógicas e Rodrigo Dias do SERTA também deram apoio aos estudantes orientando na implementação de práticas sustentáveis na escola.

O projeto ainda tem como proposta levar os estudantes da escola à sede do SERTA, localizada no município de Glória de Goitá, com o objetivo de reforçar as ações já realizadas e reafirmar as ideias e os conceitos sustentáveis.