Secretaria de Educação entrega 61 mil livros para estudantes dos anos finais

Prefeitura do Recife celebra marca 3 milhões de livros paradidáticos distribuídos na gestão desde 2014. Foto: Luciano Ferreira/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação do Recife promoveu na terça-feira, 23, a entrega de mais de 61 mil livros para alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) da rede municipal de educação do Recife. A data, que celebrou o Dia Mundial do Livro, marcou também três milhões de exemplares de livros paradidáticos distribuídos para estudantes pela gestão desde 2014. Na entrega, cada estudante recebeu um kit contendo sete títulos, quatro livros de literatura brasileira e três de literatura inglesa, específicos por ano de escolaridade.

A medida faz parte do Programa Aventuras da Leitura e vai beneficiar cerca de 12 mil estudantes. O evento aconteceu em dois momentos. Pela manhã, na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby e a tarde na Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões. No período da manhã, alunos do 7º Ano A da Escola Padre Antônio Henrique, receberam a visita do secretário de Educação, Bernardo D’Almeida. Entusiasmado, o Secretário falou da felicidade em fazer parte do momento. “A leitura é considerada prioritária na gestão, por isso todo nosso esforço é para que eles tenham todas as possibilidades para um ensino de qualidade. Estou muito feliz em ver uma turma tão envolvida com a escola e com a leitura”, ressaltou.

Na ocasião a turma apresentou ao Secretário o projeto Chá Literário e leu junto com ele trechos da Obra “Um Girassol na Janela” de Ganymedes José. Desenvolvido pela professora Rosana Paiva, de Português, os encontros literários acontecem mensalmente durante as quais os estudantes aproveitam a experiência da leitura de forma leve, com chás e guloseimas. “Nosso maior desafio é despertar o interesse dos alunos para ler, e formas como essas trazem uma nova perspectiva”, comenta a professora Rosana.

A aluna Hanna Azevedo, do 7º Ano, amante das Histórias em Quadrinhos, disse que depois das aulas da professora Rosana, se dedicou ainda mais a leitura. “Antes de estudar aqui, eu gostava de ler, mas não me dedicava. Agora leio mais porque nas rodas de leitura que a professora Rosana faz, fica muito mais legal. Interagimos com nossos amigos, fica muito mais divertido e influenciamos uns aos outros a ler mais e diferentes tipos de textos”, pontuou a aluna.