Secretaria de Educação entrega tablets para os técnicos de monitoramento pedagógico

Equipe passa a contar com uma ferramenta tecnológica que permitirá um trabalho ainda mais eficiente. Foto: Carlos Augusto/PCR

A Secretaria de Educação do Recife entregou, na manhã desta quarta-feira (2), 44 tablets para os técnicos de monitoramento pedagógico - profissionais que têm a função de acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos nas escolas municipais. Com isso, a equipe passa a contar com uma ferramenta tecnológica, equipada com aplicativos educativos, que permitirá um trabalho ainda mais eficiente. O ato aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (EFAER) Professor Paulo Freire, na Madalena.

"Vocês são muito importantes para o nosso projeto, que é revolucionar a educação no Recife. São nossos olhos nas escolas, nossos executores, e nos ajudam a fazer o monitoramento, junto com os coordenadores pedagógicos. A distribuição dos tablets mostra nossa intenção de facilitar o trabalho dos técnicos", afirmou, diante da equipe, o secretário Jorge Vieira. Ele ressaltou que, apesar da crise econômica nacional, há vários avanços importantes acontecendo na educação do Recife. "Nesse ano, o prefeito Geraldo Julio já inaugurou a nova sede da escola Manoel Torres e vai entregar outras quatro, além de ter nomeado mais de 300 professores", destacou.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, reafirmou a importância da equipe de monitoramento. "A informação que vocês trazem é essencial para nossas análises e decisões. Com os tablets, poderemos trabalhar com mais rapidez e segurança. Por sua vez, a gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico, Renata Jatobá, afirmou que os equipamentos vão agilizar a atuação dos técnicos. "Eles cuidam do olhar pedagógico nas escolas, incluindo o acompanhamento do aprendizado, observação em sala de aula e atuação junto ao professores. A partir de agora, não haverá mais necessidade de fazer planilhas em papel", explica.

De acordo com o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, os tablets incluem cinco aplicativos principais. "O Livox é voltado aos alunos da educação especial, com algum tipo de deficiência, sobretudo os que têm dificuldade na fala; o Aprimora facilita o monitoramento dos conteúdos repassados aos alunos; o Classroom Management atua no gerenciamento da sala de aula; o Khan Academy traz aulas preparadas em vídeo, servindo como reforço ao que foi visto em sala; e o LabCam simula um laboratório de ciências", detalhou.

TECNOLOGIA - Desde 2013, a Prefeitura do Recife já entregou cerca de 20 mil tablets, com mais de 30 aplicativos pedagógicos, para alunos do 6º ao 9º ano. O conteúdo educativo inclui jogos matemáticos, mapas em 3D, aplicativos de ortografia, planetário virtual, simulador físico, entre outros. Também foram entregues 4.020 computadores e notebooks para as unidades de ensino. Já os professores da rede receberam 5.289 modems 3G e 4G para conectar-se à internet. As 36 escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental ganharam rede wi-fi.

Fotos: Carlos Augusto/PCR