Secretaria de Educação lança Cursos de Reflexões e Práticas Inclusivas

imagem de Guilherme Vila Nova
Ao todo, estão sendo ofertados 26 cursos que visam promover reflexões sobre a inclusão de estudantes.

Por meio da Gerência de Educação Especial, a Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica - em parceria com a Executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, realizou o lançamento dos Cursos de Reflexões e Práticas Inclusivas. O objetivo da iniciativa, que tem foco no ensino inclusivo, é que todas as modalidades da educação básica estejam preparadas para conviver com as diferenças, garantindo a plena inclusão dos estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. 

Visando alcançar um número maior de participantes, bem como a construção da autonomia destes, os cursos são autoinstrucionais, ou seja, sem tutoria. As aulas são realizadas via educação a distância, com utilização de um ambiente virtual de aprendizagem, a UNIREC. É importante destacar que não há tempo máximo ou mínimo de conclusão e que os cursos emitem certificado através da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. Para ser aprovado, é necessário assistir aos vídeos de cada módulo, resolver os questionários propostos e atingir, no mínimo, nota 7,0, o que corresponde ao acerto de 70% das questões. 

Ao todo, são ofertados 26 cursos que visam promover reflexões sobre a inclusão de estudantes, além de orientar familiares e toda a comunidade escolar. Estão aptos a participar os professores das salas de aula regulares, professores do AEE, professores multiplicadores, professores de salas regulares bilíngues para surdos, dos espaços de leitura, gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), agentes de apoio ao desenvolvimento escolar especial (AADEEs), familiares e professores em FTP.

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