Secretaria de Educação lança o Protalento no Teatro de Santa Isabel

A ação tem por objetivo contribuir para a promoção e estímulo da autonomia profissional dos estudantes frente ao mercado de trabalho. Foto: Paulo H./Detec

Na noite da última sexta-feira (07), cerca de 500 estudantes estiveram  no Teatro de Santa Isabel, muitos pela primeira vez,  para participar do lançamento do Protalento, que promove e estimula a autonomia profissional. Os alunos da rede municipal oriundos do Projovem Urbano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) receberam orientação e dicas do cientista social, consultor empresarial e Coach Eugênio Sales, que ministrou a palestra “O jovem enquanto profissional diferenciado no mundo/mercado de trabalho”.

Na abertura do evento, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, disse que o Projovem é muito importante, pois é uma oportunidade de reinserção educacional e qualificação profissional. “Ter um ofício, saber fazer algo é muito importante, principalmente, numa época tão difícil. “O local escolhido é emblemático, nele aconteceram páginas importantes da nossa história, como o discurso abolicionista de Joaquim Nabuco. Vocês alunos e professores fazem parte da nossa história. E o lugar desse encontro está marcado de uma história, que registra o sangue, o suor, o sonho, a luta, do bravo povo pernambucano ao qual nós pertencemos”, declarou o Luciano Siqueira.

O Protalento trabalha conceitos de qualificação profissional, abordando transversalmente as temáticas sistematizadas em sala de aula, de forma dinâmica e incentivadora.

O palestrante e autor de 11 livro, Eugênio Sales, deu dicas e provocou reflexões sobre o mundo corporativo e as atitudes exigidas pelos profissionais atualmente. “O mundo está repleto de gente que reclama. Não adianta fazer as coisas sem vontade, alegria ou entusiasmo. Quando se estuda ou trabalha desmotivado, não se aprende nada. É necessário ter disciplina e foco”, afirmou Eugênio.

O Projovem atende 3500 jovens de 18 a 29 anos, distribuídos em 46 escolas da rede municipal de ensino do Recife. A formação dura um ano e meio, com aulas de segunda a sexta. Além de cursar as disciplinas do Ensino Fundamental, o programa oferece qualificação profissional, certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Já a Educação Jovem e Adulta é uma modalidade de ensino que inclui os níveis da Educação Básica – Ensino Fundamental e Médio, destinada às pessoas que não tiveram acesso à escola na idade convencional. Atualmente, a rede municipal atende cerca de 7.500 alunos na modalidade.